X

Sonho, recado da alma

Seu sonhos são claros? Escuros? Têm cores?Presto muita atenção nos meus. E, quando acordo, a eles retorno, com a lanterna da investigação. Porque são comunicados da psique – a alma – e podem fornecer preciosas informações do mundo interior, bem como instruções para a vida.
Em nossa imaturidade, entretanto, nem sempre estamos dispostos a ouvir, mesmo bons conselhos, se eles nos propõem mudar situações nas quais nos encontramos acomodados ou abrir mão de crenças com as quais estamos demasiadamente apegados. Daí a linguagem cifrada, ou surreal, com que os sonhos nos vêm, muitas vezes. A dificuldade de compreensão é diretamente proporcional à nossa resistência em aceitar a realidade que está sendo retratada.
Para vencer tal obstáculo, há alguns expedientes que podem ser aplicados. Registrar por escrito os sonhos, especialmente quando muito inquietantes, é um deles. Muitas vezes, ao ler um relato do próprio sonho, é possível se desidentificar com o conteúdo emocional com que ele se relaciona e chegar até o âmago de sua mensagem.
Com esse procedimento adotadoao longo de anos, ao reler anotações antigas, pode-se ficar impressionado com a precisão dos dadosrevelados, que, até então inconscientes, tiveram seu conteúdo premonitório posteriormente confirmado.
Proveitoso, também, é reconstituir o roteiro dos sonhos e verificar de onde partem, por onde passam e aonde vão. E rememorar seus detalhes, imagens e demais componentes sinestésicos, atribuindo-lhes significado e levando em conta não apenas os valores universais para os símbolos referidos, mas também o repertório pessoal ou familiar a eles associados.
Um dos elementos frequentes nos sonhos, por exemplo, são as casas. A morada é o nosso espelho, bem como carros e demais veículos. Assim, é importante observar: a casa do sonho é clara, arejada, organizada, agradável? Ou não? O que ela exprime? Como você se percebe olhando para ela ou estando dentro dela?
Já a água está diretamente ligada aos conteúdos emocionais. Quando surge no sonho, vale verificar se é corrente ou parada, transparente ou turva, inodora ou malcheirosa, ameaçadora, inofensiva ou convidativa.Aliás, a emoção é uma chave do deciframento do mundo onírico. Sentimento é bússola na interpretação.
Da psicanálise ao budismo tibetano, das escolas iniciáticas mais tradicionais à cultura popular, os sonhos, com sua riqueza iconográfica, são fonte de estudo e de possibilidades de ampliação da vida humana.

Fabiano Azevedo: