Não foi por falta de aviso. Mas, os ventos gelados que fizeram a temperatura despencar no Acre foram anunciados com bastante antecedência. Por conta da onda de frio polar que chegou no último sábado, 2, entre domingo, 3, e segunda-feira, 4, o Estado registrou a menor temperatura do ano, até o momento, com mínima de 13,5ºC, em Rio Branco.
O pesquisador meteorológico, Davi Friale, informou que as temperaturas noturnas no Acre ficarão baixas até, pelo menos, o amanhecer da próxima quarta-feira, 6, porém, em alguns estados do Centro-Sul do país, o frio deve permanecer até por volta do próximo dia 8 de junho.
“Me preparei para o frio. Só não esperava que fosse ser tão forte”, comentou a vendedora Marta de Almeida.
De acordo com o site especializado, ClimaTempo, as temperaturas em Rio Branco nesta terça-feira, 5, deve variar entre 16°C a 26°C. As temperaturas mais quentes devem ser registradas apenas na quinta-feira, 7.
Quem aproveitou o clima ameno foi o comércio. Algumas as lojas comemoram o crescimento significativo nas vendas. Teve estabelecimento que realizou uma promoção na seção de agasalhos e moletons. “Tivemos bastante procura na seção infantil também”, revelou o gerente Marcos Silva.
Outro setor que registra aumento na procura é o gastronômico. A procura por pratos regados a tucupi chegam a faltar dependendo da hora. “Fui ao Mercado do Bosque em busca de uma rabada do tucupi e não tinha mais. Eram umas 20h no domingo. Fiquei arrasada. Na segunda fui mais cedo e consegui matar a vontade”, comentou a funcionária pública, Rosa Amorim.
Os locais que vendem sopas e tacacás os últimos dias têm sido de bem movimentado. “Cheguei a ficar mais de meia hora na fila por uma cuia de tacacá. Tudo isso para curtir o frio”, confessou a estudante Talita Souza.
Para quem prefere fazer o prato típico em casa, prepare o bolso. O quilo do rabo, item indispensável numa rabada, está em média R$ 17. “As folhas de jambu também estão com o preço lá nas alturas. Isso sem falar no camarão”, reclamou a aposentada Maria das Graças Gonçalves.
Nova onde de frio deve chegar na sexta-feira, 8
O inverno ainda nem começou e as temperaturas já estão apresentando queda. Na próxima sexta-feira, 8, uma poderosa onda de frio polar atingirá o Brasil e chegará ao sul da Amazônia, trazendo mais uma friagem ao Acre, a Rondônia, ao Amazonas e a Mato Grosso. Detalhes sobre a intensidade dessa nova friagem devem ser divulgadas em breve.
Acre solidário entregou agasalho e cobertores
No domingo, 3, a primeira-dama Marlúcia Cândida, coordenadora do Acre Solidário visitou as entidades Casa Terapêutica Caminho de Luz, Amigos do Peito e Casa de Passagem Pastor Marcos Vicente Joaquim, para fazer a entrega de doações de cobertores, adquiridos com recurso do Baile à Fantasia do Acre Solidário.
Acompanhou a visita, a coordenadora da Central de Articulação das Entidades de Saúde do Acre (Cades), Vanessa Costa, e equipe do Acre Solidário.