X

Bichinhos de estimação também entram na onda da Copa do Mundo e na torcida pelo Brasil

A Copa do Mundo da Rússia começa nesta quinta-feira, 14. Apesar do trauma do desempenho no último mundial, os brasileiros aos poucos começam a se entusiasmar com o clima de festa. O comércio já se animou. E até mesmo os pets estão devidamente caracterizados para torcer pela Seleção Brasileira.

Itens básicos como roupinhas com as cores do país e camisas que imitam a dos jogadores ou acessórios, como laços e gravatas, foram os mais comercializados nos dias que antecederam os jogos.

As lojas especializadas trabalharam com um estoque e por conta da logística, não haverá reposição dos produtos com o tema da Copa a tempo do fim do mundial.

Os valores das roupinhas para os pets variam entre R$ 38 a R$ 60. Os acessórios são mais baratos.

Ao passar pelas clínicas veterinárias, os donos de bichinhos de estimação eram orientados a como proceder durante os jogos do Brasil, que por conta dos fogos e barulho, acabam resultando em acidente graves, em alguns casos com os pets.

“Para evitar que o pet fique assustado com o barulho natural das comemorações, por exemplo, o ideal é acostumá-lo previamente. Devemos promover uma atividade prazerosa, como brincadeiras, e gradualmente expor o animal a estímulos barulhentos. Nas primeiras vezes em que o pet apresentar sinais de medo, tente associar o momento a algo positivo, oferecendo a ele um petisco ou seu brinquedo preferido como forma de carinho”, explica a Dra. Flavia Rossi, Médica-Veterinária da Mars Petcare.

Seguem outras dicas para preservar o bem-estar e a saúde do pet, deixando-o confortável durante o período dos jogos.

Mantenha os pets em um local seguro e acolhedor

Para evitar o desconforto e agitação do animal durante o momento de chegada e saída de pessoas em sua casa, procure um espaço confortável e mais isolado para que ele se sinta seguro, evitando a ansiedade e fugas. Para que o pet não se sinta deslocado, importante que o espaço escolhido seja familiar e que sua caminha, recipiente de água e alimento estejam lá.

Cuidado com a comida dos convidados

Embora o clima seja de descontração e animação, lembre seus convidados que compartilhar comida de humanos com o pet pode ter consequências graves. Alguns alimentos são tóxicos para eles, incluindo cebola, uva, alho, álcool, chocolate, abacate, entre outros. Por isso, tome cuidado para que o pet não tenha acesso aos quitutes da festa e, caso isso aconteça, o recomendado é procurar sempre um Médico-Veterinário. Se sua vontade é integrá-lo às comemorações, a recomendação é oferecer a ele um petisco próprio para pets.

Cuidado com o barulho

A audição dos animais é mais sensível que a nossa. Por esse motivo, barulhos altos tendem a causar medo e assustá-los.  A dica é deixar o pet em um local familiar, com som ambiente como, por exemplo, TV ou rádio ligados em volumes apropriados. Isso reduz o stress e mascara o barulho.

Mantenha seu pet longe da sujeira da festa

É importante prestar atenção a objetos que o pet pode engolir. Copos plásticos, guardanapos e toda a sujeira da festa devem ser sempre jogados no lixo para que não gerem um problema sério caso o animal de estimação venha a engolir algo.

Fim da festa

Ao terminar a festa certifique-se que o pet está em casa e não escapou durante a despedida dos convidados. A agitação da saída das pessoas pode confundir o pet e, caso ele esteja estressado, ser a oportunidade perfeita para uma possível fuga. Fique sempre atento.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: