X

Embaixada mundial dos ativistas pela paz realiza ação para incentivar doação de sangue

O coordenador regional da EMAP Acre, João Patrício Almeida, e o voluntário Jorge Cabral mostram banner da ação (FOTO/ BRUNA LOPES A GAZETA)

No Dia Municipal do Doador de Sangue, celebrado nesta quinta, 14, a Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz (Emap) realiza um café da manhã a partir das 7h, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre). Na ocasião, a Emap inicia a 11ª Maratona Internacional de Doação de Sangue.

A ação conta com a parceria do Centro de Educação Técnica e Especializada do Acre (Ceteac). De acordo com o coordenador regional da Emap/Acre, João Patrício da Silva Almeida, a ação deste ano tem como lema ‘Com amor do meu coração estou doando sangue e salvando vidas’.

“Nosso objetivo é promover a formação de uma cultura de doação voluntária, altruísta e habitual de sangue seguro. A ação faz parte do Programa Integral ‘No Sangue está a Vida’”, explica o coordenador, além de destacar a necessidade urgente de doadores de sangue O negativo.

A Emap também realizará atividades para reconhecer os doadores voluntários de sangue junto às coletas de sangue, com a finalidade de potencializar a participação no exercício da cidadania na doação voluntária e abastecer os bancos de sangue para garantir o fornecimento deste tecido líquido vital.

A Maratona se efetua simultaneamente em 20 países das Américas e a Espanha, realizando a promoção, sensibilização e execução de jornadas de doação de sangue durante todo o mês de junho, em coordenação com os bancos de sangue e instituições de saúde de cada país.

A meta para este ano de 2018 é superar os resultados das coletas durante o ano de 2017 que totalizaram 187.712 unidades efetivas de sangue captadas nas maratonas anteriores (9ª e 10ª maratonas).

“As coletas de sangue são precedidas de atividades informativas das campanhas de doação e sessões educativas do PEC VIDA, realizadas pelos ativistas em instituições educativas, empresas, famílias e comunidades com a finalidade de sensibilizar as pessoas sobre a importância de doar sangue voluntariamente”, ressaltou Patrício.

O dia municipal foi uma conquista para a Emap possibilitada através da vereadora Lene Petecão, em 2017. Também nessa data é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde porque a recuperação ocorre logo após a doação.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: