O terceiro jogo do Brasil pela Copa do Mundo ocorre nesta quarta-feira, 27, contra a Sérvia. Porém, desde a estreia da seleção brasileira no mundial, as vendas de carne para churrasco cresceram significativamente em Rio Branco. Afinal, o churrasco é um dos pratos preferidos pelos brasileiros.
Segundo apurado pela reportagem, que ouviu açougues, distribuidoras e supermercados, os jogos do Brasil estimulam a procura por carne bovina. Picanha, fraldinha, maminha e contrafilé são alguns dos cortes mais procurados pelos consumidores.
Num açougue tradicional da capital acreana, em véspera de jogos da seleção, as vendas crescem consideravelmente. Mas é no dia da partida de futebol que esse efeito é mais sentido pelos comerciantes, afirma a empresária Val Almeida.
“Nos dias de jogos, é gente entrando todo tempo. A gente até tenta fechar, mas não conseguimos. Por isso, fazemos reposição de estoque ao longo do dia”.
Apesar do crescimento nas vendas, Almeida explica que houve redução de 40% se comparado à Copa do Mundo de 2014. Além de carne para assar, o estabelecimento oferece o churrasco pronto – campeão de vendas em dia de jogos. “A nossa demanda é muito grande”.
De acordo com uma das maiores distribuidoras de carnes do Estado, a movimentação é intensa em dias de jogos. “No primeiro jogo vendemos bastante. No segundo o movimento foi melhor depois do jogo. Agora, a expectativa é grande para amanhã [quarta-feira, 27]”, diz a vendedora Márcia.
A demanda de carnes para churrasco apresenta alta de 30% em comparação com um dia normal de vendas. A expectativa é de que as vendas permaneçam em alta com a classificação do Brasil para as próximas fases do mundial.
“Temos uma boa expectativa que sim. Muitas pessoas estão com medo, mas acredito que com a evolução dos jogos os clientes apareçam. Vai dar uma boa melhorada com certeza”.
Já nas distribuidoras de bebidas, a procura por cerveja e refrigerante é alta nos dias dos jogos. Outra categoria que também apresentou incremento nas vendas foi a de salgadinhos.
Segundo um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 60 milhões de pessoas pretendem fazer comprar para o mundial de futebol. Entre os entrevistados que pretendem gastar com a Copa, 91% dizem que vão consumir alimentos e bebidas na casa de amigos ou parentes e 87% vão tomar bebidas na comemoração dos jogos.
Entre as bebidas, a preferência é para cerveja (74%), refrigerantes (72%) e água (69%). Já entre as comidas ganham destaque tira-gostos (56%), itens para churrasco (49%), pipocas (37%) e salgados (31%).