O diretório estadual do PT divulgou na noite da última quinta-feira, 21, uma nota de repúdio pelos ataques sofridos na última quarta-feira, 20, pelo vereador N. Lima (PSL). Durante pronunciamento na tribuna da Câmara de Rio Branco, o parlamentar da oposição afirmou que o PT seria ‘uma facção criminosa’, além de proferir ofensas aos vereadores da sigla.
Na nota, o presidente regional do PT, André Kamai, lembrou a trajetória de luta da legenda e pontuou que “desde que o PT assumiu o comando do Acre, em 1999, quando o então governador Jorge Viana assumiu o seu primeiro mandato, nós devolvemos o Estado ao povo, retirando de seu comando o crime organizado e o Esquadrão da Morte.”
Disse mais: “De lá até aqui, o governo vem se pautando pela transparência e ética na gestão, o enfrentamento a todo tipo de injustiça, pela garantia de direitos sociais plenos, por serviços públicos de qualidade e pela ação republicana do Estado”.
Veja a Nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO
O partido dos trabalhadores vem a público repudiar e lamentar o ataque leviano e irresponsável do vereador N. Lima – PSL – que na sessão da câmara de vereadores de Rio Branco do dia 20/06/2017, visivelmente descontrolado, proferiu ofensas ao PT e aos vereadores do nosso partido, a quem já manifestamos total solidariedade.
O Partido dos Trabalhadores tem sua trajetória marcada pela luta em favor da justiça social, da garantia de direitos humanos e individuais. Quando governou o Brasil, até antes do golpe, o PT primou pela inclusão social e o combate à fome, além de um rigoroso fortalecimento dos organismos de controle, transparência, justiça e segurança pública, criando a controladoria geral da união, dando autonomia ao MPF e fortalecendo a polícia federal como nunca na história desse país.
No Acre, desde 1999, quando o então governador Jorge Viana – PT – assumiu seu primeiro mandato, nós devolvemos o estado ao povo retirando de seu comando o crime organizado e o esquadrão da morte.
De lá até aqui, o governo vem se pautando pela transparência e ética na gestão, o enfrentamento a todo tipo de injustiça, pela garantia de direitos sociais plenos, por serviços públicos de qualidade e pela ação republicana do estado.
Pessoas como o referido vereador deveriam guardar a virulência e truculência verbal que usou para nos agredir e usar de sua coragem e disposição no combate ao verdadeiro ataque aos direitos dos trabalhadores e à soberania nacional, que vem sendo perpetrada pelo governo golpista do senhor Michel Temer.
As agressões do vereador atingem a história e a trajetória de milhares de trabalhadores que se perfilam nas lutas sociais e políticas no PT. Pessoas honradas que dedicam suas vidas a busca de paz e justiça social. Em respeito e proteção aos nossos filiados é que acionaremos o parlamentar na justiça a fim de que a nossa honra seja reposta e sua postura reparada.
André Kamai
Presidente do PT-Acre