O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), lançou nesta quarta-feira, 27, a 17ª edição do Programa Jovens Embaixadores, na filmoteca da Biblioteca Pública, em Rio Branco.
O programa proporciona intercâmbio de alunos brasileiros para os Estados Unidos da América (EUA). As inscrições encerram no dia 12 de agosto. Podem participar da seletiva Estudantes da rede pública de ensino com idade entre 15 e 18 anos, que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança e voluntariado, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
A coordenadora Estadual do Programa Jovens Embaixadores, Diana Ketlen, explica que o programa é muito mais que um intercâmbio. Os 50 alunos selecionados no Brasil viajam durante três semanas para os EUA, onde representam o seu estado e vivenciam experiências únicas.
“Não é uma viagem a passeio, eles vão representam o nosso país. Lá os estudantes fazem cursos de liderança, oficinas, tem uma agenda bem lotada. Primeiro eles ficam na capital e depois vão para uma casa de família em outro estado, onde eles fazem uma imersão na cultura local.”
Jovem Embaixadora 2009, Ketlen diz que o programa mudou sua vida. “Quando voltamos queremos mais. Depois de passar por uma seleção como essa, nacional, que não é fácil, você volta com a certeza de que consegue realizar seus sonhos. Por causa do programa, eu fiz outros intercâmbios, participei de outras seleções, inclusive internacional. E passei também. Tenho certeza que se não tivesse participado do programa nada disso teria acontecido, eu não teria forças, não acreditaria em mim”.
No Brasil, mais de 570 jovens já foram comtemplados pelo programa. Desde 2007, o Acre teve 11 jovens embaixadores.
Jovem Embaixador
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos. Criado em 2002, o programa beneficia alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, têm perfil de liderança, entre outras características.
Os selecionados visitam a capital do país, participam de reuniões com os setores público e privado, visitam escolas e também projetos sociais.
Os alunos ficam hospedados em uma casa de uma família americana, participam de atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e fazem apresentações sobre o Brasil.
Os interessados em participar da edição deste ano podem fazer as inscrições até 12 de agosto, pelo site do evento: http://www.jovensembaixadores.org/2018.