“Temos o objetivo de socializar os espaços com a arte urbana”, apontou Matias Souza, um dos organizadores do encontro internacional de grafiteiros, o RB Graffiti. O evento está em sua segunda edição, com o tema “Plantando Cores, Colhendo Ideias”. A abertura ocorreu nesta quinta-feira, 7, e as atividades acontecem até o próximo domingo, 10.
Participam da ação mais de 80 artistas de oito países (Peru, Nicarágua, Colômbia, Chile, Equador, Itália, Bolívia e Brasil), que irão deixar sua arte em duas localidades: Rua da África (após a Passarela Joaquim Macedo). Lá, as ações ocorrem no sábado, 9, das 8h às 22h.
Já na Quadra Poliesportiva da Praça 6 de Agosto (depois da Quarta Ponte), as intervenções serão realizadas nesta sexta-feira, 8, das 9h às 21h. O encerramento do evento será na Rua da África, no domingo, 10, às 21h.
“É uma logística grande, afinal, são muitas pessoas. Serão quatro dias de muito intercâmbio cultural, através de workshops, exposições, debates, além de apresentações de bandas locais e internacionais, Slam (poesia cantada), DJs, e batalhas de break e de rimas, entre outros”, comentou Matias, que é integrante do Coletivo de Artes Urbanas Acreano (Caua).
Diante dessa vasta programação, Matias destaca que a participação do público é fundamental. “Nas ações, terão sorteio de brindes e comidas típicas. O público é que dá ênfase a todo esse processo histórico que o grafite está vivendo em Rio Branco. Estamos na resistência há mais de 18 anos. O público é que dá brilho em tudo o que nós fazemos.
O evento é promovido pelo Coletivo de Artes Urbanas Acreano (Caua), com apoio cultural da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Fundação Elias Mansour (FEM).
“O movimento de culturas urbanas se fortalece a cada ano e traz para os muros e paredes da cidade novas simbologias em suas intervenções e, principalmente, traz reflexões para uma sociedade melhor”, destaca o diretor-presidente da FGB, Sérgio de Carvalho.
A programação conta, também, com a participação do artista plástico e ex-BBB, Wagner Santiago, que já está no Acre acompanhado da namorada, a acreana Gleici Damasceno, que vai aproveitar para passar alguns dias com a família.
De acordo com Wagner Santiago, a expectativa é grande para participar desse tipo de arte, que só cresce em todo o país.
O RB Graffiti ainda tem apoio das secretarias Municipal de Juventude (Sejuv) e de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Sedihpa), Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), Dismonza Tintas, Coletivo Decor, Plotter Comunicação Visual e Gráfica, Paris 68, Restaurante e Hamburgueria Dom Brito, Center Publicidade, Papelaria Globo, ConstruMais, Associação de Moradores da 6 de Agosto, e da Universidade Federal do Acre (Ufac).