Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Servidores da Eletrobras param as atividades a partir de segunda, 11

Segundo a Federação Nacional dos Urbanitários, os trabalhadores do Sistema Eletrobras vão parar as atividades por três dias, a partir desta segunda-feira, 11, em protesto contra a privatização da estatal.

A paralisação vai começar à 00h de segunda-feira, 11, e irá até a 00h de quarta-feira, 13. Porém, de acordo com o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), os serviços essenciais não serão afetados.

Ainda segundo a Federação, o movimento deve parar áreas administrativas e atividades, como operação e manutenção de todas as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia, incluindo as distribuidoras do Acre, Piauí, Rondônia, Roraima e Amazonas.

A reportagem tentou confirmar a informação através da assessoria de comunicação local, mas foi informada de que somente o sindicato poderia se posicionar. Contudo, uma fonte que trabalha na estatal afirmou que os servidores irão aderir ao movimento. Assim como o CNE, a fonte informou que o atendimento ao consumidor não será afetado.

A expectativa do Coletivo é que a adesão ao movimento seja feita pelos 24 mil funcionários do sistema Eletrobras. Já a estatal informou que não tem posicionamento oficial sobre a paralisação dos servidores.

Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a publicação do edital de privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras. A intenção do governo é finalizar o processo até 31 de julho, mas uma decisão da 49ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro determinou a suspensão do processo.

As distribuidoras têm 90 dias para apresentar um estudo sobre os impactos da privatização nos contratos de trabalho. A multa por descumprimento da decisão é de R$ 1 milhão.

Além da distribuidora do Acre, a Eletrobrás quer privatizar as que operam em Alagoas, Amazonas, Roraima, Rondônia e Piauí, que são deficitárias e acumulam dívidas bilionárias. A Boa Vista Energia, distribuidora de Roraima, não foi citada na decisão judicial.

 

 

Sair da versão mobile