A presidente da Academia Acreana de Letras (AAL), Prof.ª Dr.ª Luísa Galvão Lessa Karlberg, convida escritores, professores, estudantes, poetas, jornalistas e sociedade acreana em geral a participar de uma sessão solene de louvor (Panegírico) ao imortal Jorge Tuffic Alaúzo, que acontece nesta sexta-feira, 8, no Centro Cultural do Tribunal de Justiça ao lado do Palácio Rio Branco, Centro de Rio Branco, a partir das 19h.
Tuffic faleceu aos 88 anos, em fevereiro de 2018, em São Paulo, vítima de câncer no pulmão. Ele, que era jornalista e poeta, nasceu em Sena Madureira, em 1930. Dentre os livros publicados por Jorge Tufic estão “Varanda de pássaros”, “Chão sem mácula”, “Retrato de Mãe” e “Quando as noites voavam”.
Descendente de uma família de comerciantes árabes, seu pai desenvolveu atividades comerciais nos seringais da região amazônica. Com o declínio da produção de borracha, a família se transferiu, no início da década de 40, para Manaus, onde Tufic realizou seus primeiros estudos.
Exerceu, durante boa parte de sua vida, a atividade de jornalista. Em 1976 foi agraciado com o diploma “O poeta do ano”, prêmio concedido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, em reconhecimento à sua vasta e intensa atividade literária.
A Sessão de Louvor é a mais solene que existe na Academia Acreana de Letras. Com o seu falecimento, Jorge Tufic deixa vacante a Cadeira nº 18 da Academia Acreana de Letras, cujo patrono é Couto de Magalhães e, também, da Academia Amazonense de Letras (desde 1969), onde também ocupava a cadeira número 18, do patrono Jonas da Silva.
Após a Sessão Solene haverá o lançamento de obras de três acadêmicos: Eduardo de Araújo Carneiro, Álvaro Sobralino de Albuquerque Neto, Luísa Galvão Lessa Karlberg.
A presidente ressalta que os acadêmicos deverão comparecer, com um pouco de antecedência, em vestes talares. Os demais convidados em traje social ou esporte fino.