Na próxima segunda-feira às 11h, em Samara (RUS), o Brasil irá encarar o México pela primeira vez em uma fase mata-mata de Copa do Mundo. Porém, o confronto está longe de ser uma novidade na história da competição. Será a quinta vez que as seleções irão se encontrar. Os centro-americanos não fizeram nenhum gol na equipe canarinho nos quatro jogos, mas no último, na Copa de 2014, a partida terminou 0 a 0 por culpa de um personagem que segue importante para os mexicanos, o goleiro Ochoa.
Foi num dia 16 de junho, em Fortaleza, que o mexicano fez quatro defesas importantes e impediu a vitória brasileira, na segunda rodada do Grupo A. Todas as defesas foram em conclusões de jogadores que estão também no time de Tite: Neymar (2), Paulinho e Thiago Silva. O reencontro já está agendado.
Os outros três confrontos anteriores foram em estreias brasileiras. Em 1950, no recém-construído Maracanã, a Seleção fez 4 a 0 nos mexicanos. Ademir de Menezes, craque do Vasco, fez dois gols. Jair e Baltazar completaram o placar. Quatro anos depois, na Suíça, em 54, goleada ainda maior: 5 a 0. Ademir voltou a marcar, acompanhado de Pinga (2), Didi e Julinho Botelho. Em 62, na campanha do bicampeonato, novo triunfo na primeira rodada: 2 a 0, com gols de Zagallo e Pelé.
Os placares dos confrontos
Copa de 50 – Brasil 4 x 0 México, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Copa de 54 – Brasil 5 x 0 México, no Charmilles Stadium, em Genebra (SUI)
Copa de 62 – Brasil 2 x 0 México, no Sausalito, em Viña del Mar (CHI)
Copa de 2014 – Brasil 0 x 0 México, no Castelão, em Fortaleza (BRA)