X

Curso sobre eSocial começa quarta-feira na capital

Começa a partir desta quarta-feira (6), em Rio Branco, o curso sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial. Dividido em dois módulos, a ação vai ofertar aulas onlines e presenciais e é realizada pelo empresário Willy Paes em parceria com a Coad Educação, do Rio de Janeiro.

As aulas pela internet formam o primeiro módulo, que segue até o dia 19 deste mês. Já a segunda etapa, presencial, inicia no dia 20 e contará com a presença da contabilista Edith Sandra Chaves, que é supervisora nacional da Consultoria Trabalhista e Previdenciária da Coad Educação.

A instituição capacita contadores, advogados e profissionais de Departamento Pessoal há mais de 50 anos e já atendeu há mais de 10 mil profissionais no Brasil. As inscrições para o curso iniciaram no dia 2 de maio e vão até 19 de junho. A atividade conta com o apoio dos conselhos Regional de Contabilidade (CRC), Regional de Administração (CRA), Isao Consultoria Organizacional e QualyVida.

Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones (68) 99215-9877 e (68) 99905-4407. Os interessados no curso devem efetuar suas inscrições na Isao Consultoria Organizacional, localizada na Avenida Ceará, Nº 1820, no Centro de Rio Branco, em horário comercial, ou pelo email producaonorte@gmail.com.

Obrigatoriedade eSocial

O eSocial será obrigatório para micro e pequenas empresas a partir do dia 1º de julho. A medida também vale para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Por meio do sistema, os empregadores devem comunicar ao Governo, de forma unificada, informações sobre os trabalhadores como: vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicados de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e FGTS.

As micro e pequenas empresas que não enviarem as informações ao Governo Federal, assim como os MEIs, estarão sujeitas a aplicação de multas e outras sanções. Não informar o afastamento temporário de um servidor ou os riscos que o trabalhador é exposto, por exemplo, podem gerar multas de até R$ 181.284,63.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: