Representantes dos segmentos de música, dança, teatro, artes visuais, audiovisual, culturas juninas, capoeira, culturas ayhuasqueiras, culturas populares, e culturas urbanas, entre outros, estiveram reunidos na terça-feira, 19, no Sesc Centro, para o 1º Fórum Municipal de Cultura 2018.
O evento, promovido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), teve como pautas prioritárias a retomada do Sistema Municipal de Cultura (SMC), a eleição dos membros da Comissão Executiva de Cultura – representantes de Arte e Patrimônio Cultural – para o biênio 2018/2020, e ainda, a discussão sobre o Edital do Fundo Municipal de Cultura 2018.
“Eu entendo esse momento como reinicio de um caminho fundamental para a cultura. Acredito no caminho do diálogo entre o poder público e os fazedores de cultura. Minha presença aqui é para dizer a vocês que eu concordo com esse formato e eu que estarei até dezembro de 2020 dando todo apoio possível da gestão municipal aos nossos interlocutores para que vocês possam avançar na retomada desse caminho”, afirmou a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.
O diretor-presidente da FGB, Sérgio de Carvalho, ressaltou a importância do evento para o movimento de cultural da capital acreana: “O Fórum é um grande encontro dos vários segmentos culturais, para um grande debate, buscando uma gestão que seja participativa e democrática, onde o movimento esteja contribuindo para as políticas culturais do município de Rio Branco”.
Para Bren Souza, do movimento Circense, o Fórum possibilitou conhecer a necessidade de cada movimento e trocar ideias de construção de pautas que favoreçam a todos. “Esse encontro traz para a cultura municipal uma aproximação e fortalecimento para o segmento”, pontuou.
Membros elegidos – Os membros da Comissão Executiva de Cultura que representarão o segmento de Patrimônio Cultural são: Oséias Figueiredo e Flávia Bulamarqui como titulares, e Mário Marques e Aurimar Aragão como suplentes.
Já de Arte, Juliana Barros e Regina Maciel foram eleitas como titulares, e Rogério Barcellos e Israel como suplentes.