X

Gladson Cameli reafirma apoio aos povos indígenas e visita moradores de Feijó

Cumprindo uma agenda na região do Envira e Juruá desde a quinta-feira, 31, o senador Gladson Cameli (Progressistas) esteve reunido com comunidades indígenas do município de Feijó impactadas pelas obras da BR-364, reafirmando seu apoio à luta dos povos nativos da Amazônia.

O parlamentar esteve na terra indígena Katukina/Kaxinawá (Huni Kuin), na aldeia Morada Nova, localizada às margens do rio Envira, acompanhado do prefeito Kiefer Cavalcante, vereadores e lideranças partidárias.

Recepcionado pelo cacique Carlos Brandão, o progressista participou de um encontro com lideranças de dez etnias da regional Tarauacá/Envira. Na oportunidade, o Pajé Shetehu reivindicou melhorias para os indígenas como a recuperação de ramais e a execução do programa Luz para Todos, tendo sua fala sequenciada pela cacique Samara Shanenawa, que apontou as áreas de saúde e educação como um dos principais problemas enfrentados atualmente pelas comunidades indígenas.

De acordo com a líder indígena, todo planejamento na área da educação acontece com a cara e a coragem uma vez que não existe apoio necessário para suas aldeias. “A saúde nem se fala, é precária em todos os sentidos”, disse a Shanenawa.

Os indígenas apresentaram ao senador Gladson Cameli projeto de desenvolvimento local, integrado e participativo de populações tradicionais, através da gestão e fortalecimento de atividades produtivas sustentáveis, aliadas à valorização de práticas tradicionais, que o parlamentar pretende incluir no Plano de Governo a ser apresentado à população acreana por ele tão logo seja permitido pela legislação eleitoral.

Visita na zona urbana de Feijó – O senador Gladson Cameli visitou os moradores do bairro Conquista e conheceu o grupo de expansão evangélica do senhor Carlos Pinto. Ele também visitou os moradores da região que habitam em palafitas.

“Os desafios para melhoria da qualidade de vida das pessoas são grandes, pois exigem esforço e comprometimento de todas as autoridades de todas as esferas da sociedade acreana e brasileira. É preciso o estado voltar a desenvolver parcerias com os municípios e ajudar a resolver problemas que afetam diretamente e diariamente o nosso povo como a falta de infraestrutura, segurança, saúde e educação”, afirmou o senador.

 

 

A Gazeta do Acre: