Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lourival comemora aprovação de PL que regulamenta criação, comércio e transporte de abelhas sem ferrão

O deputado estadual Lourival Marques (PT) comemorou a aprovação do Projeto de Lei de sua autoria e que dispõe sobre a criação, comércio e o transporte de abelhas sem ferrão (meliponídeos) no Estado.

De acordo com o autor do PL, com o crescimento dessa atividade, tornou-se necessário uma legislação que estabeleça os critérios para a criação sustentável de abelhas nativas, principalmente por se tratar de animais silvestres, componentes da fauna brasileira.

“Nosso objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do mel e aumentar a geração de emprego e renda no Estado. Se juntarmos apicultores e meliponicultores dá cerca de 1.200 pessoas envolvidas. Com a lei, vamos ter um estímulo a melhores práticas de produção, beneficiamento, armazenamento e também comercialização do produto”, disse Marques.

O parlamentar frisou, ainda, que a criação de abelhas nativas, as ‘Meliponas’, mais conhecidas como abelhas sem ferrão, produz um mel de alto valor agregado, muitas propriedades medicinais, com menos teor de açúcar e mais nutrientes.

“A meliponicultura é uma atividade especial porque trabalha e valoriza as abelhas nativas. As abelhas exercem função ecológica fundamental para a polinização das plantas, sejam estas nativas ou exóticas. Para manter a reprodução da natureza ou da atividade da agricultura, precisa-se de abelhas. Portanto, a meliponicultura é importante pela contribuição à natureza e pelo que produz: o mel. Um importante produto natural comprovadamente com excelentes qualidades nutricionais.”

Lourival destaca que para haver a produção do mel e multiplicação das abelhas é importante o trabalho do apicultor e do meliponicultor que se dedicam à atividade. “Apoiá-los com legislações e politicas públicas contribuem para que todo esse conjunto funcione e renda frutos”, finalizou.

Sair da versão mobile