Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Luiz Gonzaga pede ampliação do debate acerca da interligação energética entre o Juruá e o restante do país

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na sessão de quarta-feira, 19, pediu mais empenho dos políticos acreanos com relação à interligação elétrica entre a região do Juruá e o restante do país. Segundo o tucano, a obra do ‘linhão’ estaria momentaneamente parada.

“Esse linhão era para ter sido inaugurado em 2016 e não concluíram, mas em 15 de maio deste ano fizeram um acordo para reiniciar esta obra. Mas, para viabilizar o acordo, o conselho da Eletronorte precisava de um parecer do Tribunal de Contas da União [TCU], e este recomendou a ruptura do contrato e a multa para a empresa. É de fundamental importância o fornecimento de energia estável”.

Gonzaga pontuou ainda sobre a importância da obra. “Não podemos mais ficar dependentes de geradores a diesel. Precisamos nos interligar ao restante do país”, disse ao pontuar ainda que o deputado federal Major Rocha (PSDB) está viabilizando uma reunião com a presidência da Eletronorte.

“Conversei com o deputado Rocha também com sobre o problema da desativação das duas turbinas de RBR e que podem atender até 25% da população. É reserva e se houver um problema no linhão pode alimentar uma parte importante da cidade, como os hospitais. Através do deputado Rocha estaremos buscando uma reunião com uma equipe da Eletronorte para tratar do caso”, finalizou.

Sair da versão mobile