O vereador Mamed Dankar (PT) comemorou a aprovação, na Câmara de Rio Branco, do projeto de lei que institui a Política Municipal de Economia Criativa na Capital. A matéria, de autoria do petista, foi apreciada na sessão de quinta-feira, 7.
“A aprovação dessa matéria é de extrema importância não apenas para os profissionais que atuam nas áreas que abrangem o conceito da economia criativa, mas também para o crescimento econômico do nosso município. Esse conceito ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento das expressões culturais, também estimula a geração de renda, criando empregos e produzindo receitas. Em tempos de crise econômica, esta é uma boa alternativa para se manter equilíbrio”, disse o vereador.
Segundo Dankar, a economia criativa abrange o artesanato, artes visuais, música, moda, audiovisual, design, arquitetura, desenvolvimento de softwares, aplicativos, jogos eletrônicos, dentre outras áreas.
Ainda de acordo com o vereador, estima-se que no Brasil exista mais de 240 mil empresas atuando na economia criativa, o que equivale a 2,9% do PIB. “Considerando o franco desenvolvimento desse novo setor da economia, precisamos potencializar a criatividade rio branquense para a inovação e a geração de riqueza nos âmbitos cultural, econômico e social”, defendeu.
Economia Criativa
Segundo a proposta, as ações da política devem promover a produção de informação, conhecimento e ampla divulgação sobre a economia criativa; a qualificação e formação de profissionais e empreendedores criativos; e o incentivo a empreendimentos criativos.
O projeto prevê também a oferta de linhas de financiamento em agências de fomento e bancos para empreendimentos do setor, o desenvolvimento de pesquisa, assistência técnica, capacitação e formação de mão de obra qualificada.
Os pequenos e médios empreendedores criativos, as associações, as cooperativas e os arranjos produtivos locais, além dos detentores de certificações de qualidade terão prioridade de acesso ao crédito.
“Uma das nossas metas é garantir o surgimento de espaços de criatividade e inovação para incrementar a troca de experiências e o trabalho em rede, além de potencializar as iniciativas existentes e auxiliar na implementação de novas”, explicou Dankar.