X

Acre realiza o 39º transplante de fígado e se consolida como referência na Região Norte

????????????????????????????????????

João Braga Campos Filho, 60 anos, passou por um transplante de fígado na madrugada desta terça-feira, 10, no Hospital das Clínicas (HC), em Rio Branco. Este foi o 39º transplante de fígado com sucesso já realizado pelo sistema público de Saúde acreano, o nono deste ano. Ao todo, o Acre já promoveu mais de 600 transplantes. Desses, pouco mais de 300 foram efetivados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O restante foi realizado no HC, a partir da criação da Central Estadual de Transplantes.

O procedimento foi conduzido pelo cirurgião hepático Nilton Ghiotti, um dos responsáveis pela equipe de transplantes do Acre. A cirurgia teve início por volta das 21 horas, sendo concluída quase ao amanhecer. O paciente está se recuperando bem.

O receptor estava inscrito na Central Estadual de Transplantes desde fevereiro deste ano, ou seja, cinco meses aguardando na fila. O órgão foi trazido de Goiânia/GO pela Força Aérea Brasileira (FAB), doado pelos familiares de uma jovem de 17 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do Acre, Regiane Ferrari, o órgão foi disponibilizado para o Acre, pois o procedimento não é realizado em Goiânia.

O Acre não só cresceu como se tornou referência na área de transplantes sendo, atualmente, um dos estados que proporcionalmente mais realiza transplantes de fígado no Brasil e o único da Região Norte nesse tipo de procedimento. Inclusive, o Acre tem beneficiado muitos pacientes de outras regiões do país com este tipo de cirurgia.

 

 

A Gazeta do Acre: