Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Calendário eleitoral ficará mais intenso a partir deste mês de julho

Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

A largada para as eleições já começou. Pensando nisso, o Jornal A GAZETA trouxe, no calendário eleitoral 2018, as datas mais importantes dessa grande corrida eleitoral, no mês de julho, disponibilizadas oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A partir da próxima quinta-feira, 5, o pré-candidato pode dar início à campanha intrapartidária, a fim de ser escolhido como candidato às eleições pelo seu partido. O uso de redes de TV e rádio é proibido. A realização dessa campanha só deve acontecer nos 15 dias anteriores à data escolhida pelo partido para a escolha dos seus candidatos.

No próximo dia 7 de julho tem início o ‘período dos impedimentos’. A partir dessa data é vedada aos servidores públicos a prática de várias ações, como exonerar servidores públicos, demissão sem justa causa, assim como realizar inaugurações ou contratar shows artísticos financiados com dinheiro público. É proibida também a realização de transferências de recursos que não estejam pré-agendados, início de obras não previstas em lei orçamentária anual (LOA), assinatura de convênios ou contratos de repasses, além de contratação e demissão de temporários.

Outras datas

No dia 17 de julho começa a habilitação para voto em trânsito. Uma vez divulgados os locais de votação dos municípios com mais de 100 mil eleitores que terão seções disponíveis para o voto em trânsito, o eleitor poderá habilitar-se a partir do dia 17 de julho para votar por meio dessa modalidade.

Entre os dias 20 de julho a 5 de agosto têm início as convenções partidárias. Nesse período deverão ocorrer as convenções para a escolha dos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital.

A partir de 25 de julho, os partidos políticos e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral os dados de recursos financeiros recebidos para financiamento de campanha. As informações devem ser enviadas até 72 horas, após o recebimento dos recursos.

Por fim, dia 30 será o último dia para a propaganda institucional veiculada em TV e rádio pelo TSE, visando discutir sobre a importância da mulher e dos negros na política, assim como o repasse de informações importantes à população.

Sair da versão mobile