A Saúde do Acre decidiu antecipar, para o próximo dia 30, a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite. É que o estado já possui dez casos suspeitos de sarampo e espera o resultado do diagnóstico. A campanha nacional deve iniciar no dia 6 de agosto.
Ao G1, o diretor de vigilância em Saúde, Moisés Viana, contou, na sexta-feira, 27, que a decisão foi tomada em consideração a casos das doenças confirmados em estados vizinhos do Acre, como Amazonas, Roraima e Rondônia. O público-alvo da campanha são crianças de um ano e menores de cinco anos.
“O Acre não tem casos confirmados, mas temos casos suspeitos e aguardamos a liberação de resultados dos diagnósticos. Porém, tomamos a decisão de antecipar e orientar os municípios que iniciem suas estratégias atingindo a população ribeirinha, indígenas e zona rural”, complementou.
Viana ressaltou ainda que a antecipação também visa garantir a meta de vacinação, que é de 95%. Em 2017, o diretor explicou que o estado vacinou apenas 75% do público-alvo.
“Como a doença está em evidência, uma vez que a pessoa entra na unidade de saúde e que tiver características dos sintomas do sarampo, a orientação é que notifique como caso suspeito. Não dá para descartar que seja sarampo enquanto tivermos o resultado do exame. Por isso esses casos entram como suspeito. Pedimos o esforço dos municípios para que apoiem suas equipes para que possamos atingir a meta”, destacou.