X

Governo entrega 9 caminhonetes e 22 motos para reforçar combate à malária

O combate à malária ganhou mais reforços nos municípios do Juruá, com a entrega de 22 motos, 9 caminhonetes e equipamentos. Os novos veículos vêm para somar às ações de combate e prevenção à doença, que já conseguiu ter como resultado a diminuição da malária em 44%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O governador Tião Viana frisou o benefício destas reduções nos casos da malária para a qualidade de vida da população do Juruá e falou da importância da parceria do Estado com as prefeituras dos municípios da região na continuidade das ações.

“Demos um passo de vitória porque reduzimos os casos de malária em 44% e agora temos essa entrega que representa mais de R$ 2,9 milhões com 22 motos, nove veículos e os equipamentos de apoio como os motores, geradores, para que os agentes possam trabalhar com tranquilidade. O combate à malária exige união e esforço. A malária é uma doença que ainda mata, no mundo, 500 mil pessoas por ano. Aqui, estamos na luta contra essa doença”, declarou.

A união no combate à endemia também foi destacada pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro. “Quando tem união entre Governo Federal e governo estadual as reduções acontecem. Quero parabenizar o governador que tem nos apoiado com combustível, equipamentos e agora está entregando para a cidade de Cruzeiro do Sul três caminhonetes e 10 motos. Isso ajuda muito porque conseguimos levar as equipes nos locais em que estão com maior registro da endemia”, destacou o gestor municipal.

O investimento do Governo do Estado, com apoio da União, é de cerca de R$ 3 milhões, resultado do empenho de Tião Viana em buscar o diálogo com o Ministério da Saúde e prefeituras, que são as responsáveis pelo combate à malária.

A próxima etapa será a entrega de 20 mil mosquiteiros impregnados com agente inseticida, que torna ainda mais eficaz o controle dessa doença tropical.

O secretário de Saúde do Estado, Rui Arruda, lembrou que a região do Juruá apresentava um número alto de casos se comparado a outras regiões do Brasil. Contudo, após a força-tarefa entre as gestões, no último levantamento que foi feito, registrou-se a redução de notificações.

O gestor parabenizou os profissionais pelo esforço desempenhado no combate à doença e ressaltou que a entrega dos novos veículos dará continuidade ao trabalho dos agentes de endemias, para que eles possam chegar aos locais de difícil acesso, orientar e fazer um trabalho maior junto à população, antes mesmo do período sazonal.

 

A Gazeta do Acre: