Polícia nas ruas representa coibição à criminalidade. E o impacto das recentes operações policiais, que agora estão sendo diárias, está aparecendo. As ações constantes já provocam redução nos números de homicídios e de tentativas de homicídios no Acre, se comparados com o mesmo período do ano passado.
De 8 a 17 de julho deste ano, quando a polícia desencadeou ações em todos esses dias, foram registrados 4 homicídios. Nos mesmos dias de 2017, foram contabilizados 7 casos. Ou seja, a redução foi de 43%. Já dos homicídios tentados, de 8 a 17 de julho deste ano foram 7 ocorrências. Nos mesmos dias do ano passado, foram registrados 11 casos, o que representa uma diminuição de 30% nas tentativas de homicídios.
A polícia também realizou 10 dias de operação entre 28 de junho a 7 de julho deste ano, computando 4 homicídios e 7 homicídios tentados. Neste período, em 2017, foram 19 homicídios (redução de 167%) e 16 tentativas (redução de 56%).
Reduções de janeiro a maio
De janeiro a maio deste ano foram registrados 170 homicídios no Acre. O número representa redução de 17% se comparado ao mesmo período de 2017, quando foram contabilizadas 205 mortes.
Somente em janeiro foram registrados 56 homicídios em todo o estado, sendo que 30 foram em Rio Branco. Vale ressaltar que, até abril, os números caíram consideravelmente. Em março, por exemplo, foram contabilizadas 12 mortes na capital acreana. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública.