X

Rio Branco tem finalista do Troféu Inova Jovem Empreendedor

Cerca de dois mil jovens moradores de comunidades periféricas de todo o Brasil foram capacitados para empreender em um negócio partindo do zero, com a metodologia By Necessity, da Agência Besouro. Destes, 30 finalistas concorrem ao Prêmio Inova Jovem Empreendedor, que será entregue na sexta-feira, 13, em Brasília. Todos participaram de programa da Secretaria Nacional de Juventude, do Governo Federal, ao longo do primeiro semestre de 2018. Além de aulas, os alunos permanecem incubados por 30 dias, com suporte presencial e online, para a garantia da continuidade dos empreendimentos.

Vidas foram modificadas com a possibilidade de geração de renda e histórias emocionantes tomaram conta do País. Diante deste retorno positivo, a Secretaria Nacional lançou a premiação. Trinta novos empreendedores foram selecionados para as finais nas categorias: a) Performance financeira: aumento do percentual da renda obtida no período; b) Histórico social: mudança social ocorrida, afastamento da criminalidade e da drogadição, busca por alfabetização; c) Inovação: desenvolvimento de uma área de negócios ainda não explorada no entorno.

O finalista de Rio Branco, Alexandro de Souza Silva, concorre na categoria Histórico Social. Seu negócio é o “Bolo no Pote”, empreendimento que está permitindo uma mudança na condição e na perspectiva social do jovem.

“O aluno, em condições de vulnerabilidade social, completar 30 horas de estudo em sala de aula e sentir-se preparado para, contrapondo o cenário econômico, abrir as portas de um empreendimento, sem suporte financeiro, já é cenário passível de recebimento de premiação, independente dos resultados imediatos obtidos”, salientou o criador do método e diretor-presidente da Agência Besouro, Vinicius Mendes Lima.

O ato de premiação aos três primeiros lugares em cada categoria e homenagem aos demais 21 selecionados ocorre no próximo dia 13, na sede da Secretaria Nacional de Juventude – Pavilhão das Metas, Via VN1 – Leste – s/nº – Praça dos Três Poderes – Brasília/Distrito Federal.

Bolo no pote, empreendedorismo na cabeça!

Mais uma tarde de sol em Rio Branco, no Acre, região norte do Brasil. Enquanto a primeira aula do curso Inova Jovem ocorre na comunidade Cadeia Nova, Alexsandro Mesquita de Souza Silva, 19 anos, carrega um isopor onde se lê “Bolo no Pote”, a poucos metros dali, na Praça Campo Atlético.

No intervalo, o professor Diego Pereira vê Alexsandro e pergunta se ele não quer participar do programa da Secretaria Nacional da Juventude. Afinal, ele parece fazer parte do público-alvo. “Ele não estava inscrito, mas eu o vi na praça vendendo os bolos e perguntei se ele estava sabendo do Inova Jovem. Ele disse que não e eu expliquei sobre o que era e convidei para assistir a continuidade da aula. A partir daí, frequentou as aulas até o final”, relata o professor.

De origem humilde, o jovem empreendedor precisou se mudar e ir morar com o tio para ir em busca de dias melhores. Mesmo que em outro momento Alexsandro já tenha ido por um caminho perigoso, hoje ele está decidido a levar uma vida correta. Para seguir em frente, ele se dedica a vender bolos para conseguir ter a sua própria renda e independência financeira. Ou seja, não depender de ninguém.

Depois do final do curso, Alexsandro avalia que valeu muito a pena aceitar o convite para participar do Inova Jovem. “Eu achei o curso muito bom, porque tira as pessoas da criminalidade. Foi uma grande oportunidade para mim. Eu aprendi muita coisa. O professor é bacana, gente humilde. Gostei muito dele, por isso que eu fui fazer esse curso”, destaca.

Em relação ao seu negócio, já teve e terá mudanças. Para melhor! “Agora eu sei mais. Dá para vender mais fácil e mais rápido. E o jeito de atender as pessoas, que mudou também. Achei um curso muito inovador”, completa. Alexsandro e Inova Jovem: um desses encontros do acaso que o destino proporciona e que tem o poder de mudar toda uma vida.

Alexsandro Mesquita de Souza

Silva | 19 anos

Rio Branco/AC

Cadeia Nova

Ensino Médio Incompleto

Histórico: “Foi uma grande oportunidade para mim”

Negócio: Bolo no pote

Segmento: Alimentação

Tempo de atuação: Menos de 1 ano

Investimento: Não informado

Expectativas: Crescimento nas vendas

 

 

A Gazeta do Acre: