“Não podemos desprezar a ideia de que precisamos avançar mais. Nós mulheres somos a maioria como população e como eleitoras, então é necessário ter o incentivo para que mais mulheres adentrem à política”. A frase é da vereadora Elzinha Mendonça (PDT) ao defender uma maior participação de mulheres na política acreana.
Elzinha defende que “essa participação vai muito além de direito à igualdade, mas de sensibilidade e melhor administração de conflitos que podem ajudar a melhorar questões como a violência, por exemplo”.
A vereadora diz ainda que enxerga certo receio das mulheres em participar do cenário político, mas como parlamentar, e por considerar a política um instrumento transformador, ela pontua que é preciso que a classe feminina se una e passe a incentivar uma a outra.
“Precisamos acreditar que a política é um instrumento transformador e, nós mulheres, temos uma sensibilidade maior. Somos o tempero dentro deste meio. Sentimos muito que a representatividade nossa seja muito pequena, mas com o incentivo a gente pode mudar esse quadro”, disse.