Neste sábado, 28, acontece a partir das 9h, a 4ª edição da Ação Sarah, no Conjunto Laelia Alcântara, na Rua Jerusalém, no bairro Calafate. Este ano a festa oferecerá para crianças carentes corte de cabelo, manicure, maquiagem, pula-pula, refrigerante, geladinho, cachorro quente, pirulito e balas. Além disso, a equipe de jiu jitsu Gracie Barra da Vila Ivonete vai dar uma aula pra criançada.
A ação é uma homenagem a Sarah Teixeira Rodrigues, que este ano completaria 16 anos. “Acredito que vai ser bem lindo e, principalmente, com muita diversão para a criançada. Esse é o principal motivo, colocar um sorrisão nessas crianças carentes. O importante é que não desistimos, estamos cheios de ideias, estamos fazendo o que é possível no momento. Esse sonho não irá morrer. A Sarah estará sempre viva, não só em nossos corações, mas em nossas ações também”, destacou Dejane.
Sarah faleceu aos nove anos de idade, vítima da queda de uma caixa d´água que despencou no quarto enquanto ela dormia.
Durante o ano todo, o projeto consiste em proporcionar uma série de atividades envolvendo esporte, lazer, saúde, promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, democracia e de outros valores universais.
“Da mais profunda escuridão, ao perder minha filha, percebi que posso fazer a diferença na vida de outras crianças. A partir disso, nasceu a ideia de criar a Ação Sarah. Quando falei do projeto, a família e amigos abraçaram a ideia. Depois que apresentamos o projeto para os parceiros, a adesão é quase certa. Sarah tinha dessas coisas. Conquistava todo mundo que tinha contato”, relembrou a mãe da criança.
A Ação Sarah parte do princípio de que a arte é um dos melhores caminhos para se alcançar a qualidade de valores morais e educacionais. “Um ano após a morte dela, senti que precisava fazer algo para manter a memória dela viva mais do que nunca”, explicou emocionada a idealizadora do projeto.
A primeira edição do projeto foi no dia 18 de julho de 2015. “Nos outros aniversários, sempre comprava uma boneca e guardava. Porque Sarah era maluca por bonecas. Percebi que, com o tempo, não teria onde guardar tantas bonecas. Foram essas percepções que embasaram a minha decisão de fazer a ação e teria que ser no dia do aniversário dela para que outras crianças pudessem ter um dia feliz”, fala Dejane.
A segunda edição ocorreu um ano depois, no dia 23 de julho. E também foi um sucesso. “Atendemos a mais de 100 crianças nas duas edições. Transformamos o nosso luto em alegria. Além da ação em julho, ao longo de todo o ano, realizamos cursos e oficinas voltados para crianças”, destaca Dejane.
Vale ressaltar que o Projeto Social “Ação Sarah”, associação sem fins lucrativos, é uma ação solidária que será realizada junto a crianças carentes da Capital.