Para quem esperava com ansiedade pelo maior eclipse lunar do século XXI, que formará uma ‘Lua de Sangue’ e acontece nesta sexta-feira, 27, aí vai uma péssima notícia. Quem estará em Rio Branco não conseguirá ver o fenômeno. É o que diz o pesquisador meteorológico, Davi Friale.
Isso porque o eclipse total será às 16h30 (horário de Brasília), mas nesse horário a Lua ainda não é visível no Brasil. Em algumas cidades brasileiras, a Lua nasce apenas depois das 18h13. Nesses casos será possível observar a fase parcial do eclipse, quando a Lua já tiver saído da região mais escura da sombra terrestre, conhecida como umbra.
O fenômeno terá duração de 102 minutos, já que a lua passará próxima ao centro da sombra terrestre. Durante essa fase, o satélite refletirá uma tonalidade avermelhada que lhe confere popularmente o nome de Lua de Sangue.
O fenômeno quase coincidirá com a noite mais brilhante do planeta Marte nos últimos anos, que será a de 28 de julho. Esse fenômeno os acreanos poderão acompanhar. De acordo com o pesquisador, o planeta vermelho estará ao lado da Lua cheia.
“Será o ponto mais avermelhado e brilhante no céu, pois Marte terá a sua maior aproximação da Terra dos últimos anos, ou seja, em torno de 69 milhões de quilômetros de distância da Terra. É menos da metade da distância da Terra até o Sol”, detalhou Friale.
Segundo o Observatório Nacional, outros planetas que estarão visíveis a olho nu são Vênus, a oeste; Júpiter, bem no alto do céu; e Saturno, a leste.