Após a vitória do Brasil sobre o México por 2 a 0, a atenção dos torcedores acreanos foi direcionada para o confronto que decidiria o adversário da seleção nas quartas de finais: Japão contra Bélgica.
De um lado, a poderosa geração belga, dona da melhor campanha na primeira fase da Copa do Mundo e do outro, o time japonês que se classificou com apenas quatro pontos. A disparidade técnica entre os times apontava o favoritismo da Bélgica, que se classificou de virada no fim da partida.
O Japão abriu o placar com 2 a 0 no início do segundo tempo, mas acabou cedendo a força dos belgas, que fizeram 3 a 2. Alguns torcedores acreanos acompanharam a partida dramática, no Via Verde Shopping, e chegaram a acreditar que o time japonês venceria a partida. Afinal, a possibilidade de um “jogo mais fácil” para o Brasil não poderia ser descartada.
Atentos, os funcionários públicos Ari Feitosa e Rangel Camargo assistiam atentos à partida. Entre um gole de cerveja e um petisco, os dois conversavam sobre o possível time adversário até então, o Japão.
“Essa Copa está surpreendendo a todos. Os favoritos e times tradicionais estão sendo eliminados. Esse 2 a 0 está surpreendendo por que saíram muito rápidos os dois gols. O empate estava justo e o Japão tá fazendo por merecer o placar. Os gols não foram de sorte, foram bem trabalhados”.
Com o resultado que até então favorecia o Brasil, Feitosa chegou a arriscar um placar para o possível jogo de sexta-feira, 6, contra a seleção japonesa. “Eles são ruins em finalização, então acho que uns 3 a 0”.
A torcida pelo Japão era grande. Os brasileiros vestiram a camisa e torceram até o final, mas sem sucesso. Os amigos Pedro Hipólito e Leonardo Mota também preferiam que o adversário da seleção brasileira fosse os japoneses.
“Acho que seria um jogo mais fácil. O time do Japão não tem muita qualidade e o Brasil sairia na frente. Tá sendo uma zebra, mas a gente não sabe, ainda pode virar. Essa Copa tá sendo das zebras e que venha mais uma zebra, com a eliminação da Bélgica.”, disse Hipólito.
Confiante, os amigos acreditam que a Copa do Mundo 2018 é da seleção brasileira. “Essa Copa é do Brasil! Se não for agora, vai demorar um pouquinho pra chegar o Hexa”.
Poucos minutos após os palpites dos torcedores, os belgas viraram o jogo. Neste momento, numa mesa da praça de alimentação, os gritos de comemoração ecoaram pelos corredores. Eram os amigos Neto de Bala e Jonathan Magalhães. Para eles, a partida entre Brasil e Bélgica irá proporcionar momentos emocionantes.
“Eles (belgas) têm uma qualidade muito maior e nós queremos ver jogo de verdade. Se a gente vencer a Bélgica na sexta-feira, nós somos campeões. O Japão surpreendeu muito com os dois gols, ninguém esperava. Esperávamos um placar de 3 ou 4 a 0 para a Bélgica”.
Brasil x México
Para chegar as quartas de final da Copa do Mundo, o Brasil enfrentou um adversário difícil e ousado, o México. Neymar abriu o placar e Firmino, já nos minutos finais, garantiu a classificação. Essa foi a partida mais dura da seleção brasileira até o momento.
O México começou o jogo pressionando e dificultando a saída de bola. Por outro lado, a defesa brasileira segurou a pressão, a bola quase não chegou ao goleiro Alisson e, quando chegou, ele mostrou o motivo da sua convocação, a sua competência.
Foi no segundo tempo que Neymar fez o primeiro gol, com assistência de Willian que abriu a defesa mexicana. Aos 42 minutos, Neymar invadiu a área pela esquerda e cruzou para Firmino, que havia acabado de entrar. Mais um gol que balançou as redes e fez a torcida respirar aliviada.
Antes e depois da partida contra os mexicanos os memes tomaram conta das redes sociais. E, como bons brasileiros, os torcedores não economizaram na zoação quando o jogo acabou e confirmou a classificação da seleção de Tite. O meme da personagem Nazaré Tedesco, vilã na novela Senhora do Destino, roubando a taça da Copa do Mundo está entre os mais compartilhados.
No confronto das quartas de finais nesta sexta-feira, 6, o Brasil enfrenta a Bélgica. O jogo ocorre às 15h (horário de Brasília) – às 13h no Acre.