Mais de 100 pessoas participaram da Caminha pela Paz na manhã desta quarta-feira, 18, no Centro da capital acreana. Ao som do hino acreano e músicas que pediam paz, os manifestantes passaram pela Avenida Brasil e terminaram o ato nas escadarias da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
Segundo o membro da organização, Emerson Freitas, o objetivo da manifestação é sensibilizar as autoridades sobre o alto índice de violência no estado, além de reforçar a união entre a população.
Freitas afirma que o movimento é apartidário e deve realizar novas manifestações em breve. “Pedimos que as autoridades tenham um olhar mais sensível para tudo que vem acontecendo em nosso estado, de forma que possam tomar providências mais efetivas. O medo tem tomado conta do nosso povo, e aqui estamos pedindo às autoridades que ajam em nosso favor”.
A maioria das pessoas que participaram do ato são familiares ou amigos de pessoas que foram vítimas da violência. Com cartazes e faixas, os manifestantes pediam paz e diziam “chega de luto”.
Homicídios no Acre
De janeiro a maio deste ano foram registrados 170 homicídios no Acre. O número representa redução de 17% se comparado ao mesmo período de 2017, quando foram contabilizadas 205 mortes.
Somente em janeiro foram registrados 56 homicídios em todo o estado, sendo que 30 foram em Rio Branco. Vale ressaltar que até abril os números caíram consideravelmente. Em março, por exemplo, foram contabilizadas 12 mortes na capital acreana. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública.