Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com menor público do que em anos anteriores a Cavalgada ocorreu sem transtornos

Foto/ Cedida

Com público bem menor do que registrado em ano anteriores, a Cavalgada 2018 aconteceu neste sábado, 28. A concentração ocorreu na Gameleira e terminou no Parque de Exposições Wildy Viana. Antes do início do evento foi realizado um culto ecumênico com a participação de um pastor e um padre.

Ao todo, a secretária de Turismo e Lazer do Acre, Rachel Moreira, informou que a organização recebeu inscrições de 148 cavalos e 55 quadriciclos.

“As inscrições estavam abertas para comitivas, quadriciclos e cavaleiros, é um evento privado e o governo participa como organizador. Mas, não tivemos inscrições de comitivas”, afirmou.

Em relação à falta de comitivas, Moreira explica que o evento está em fase de transição e que as pessoas podem se divertir da mesma forma.

“Muitas pessoas estão dizendo que a Cavalgada acabou, mas está acontecendo uma transição. Tivemos um período onde só tinha a participação de cavaleiros, depois uma época que eram só as comitivas, e nessa época os cavaleiros deixaram de participar. Alguns empresários alegam que saíram da Cavalgada por causa do retorno financeiro que não tinham mais, outros alegam que saem por causa das regras impostas pelo Ministério Público. O importante é que eles saem da Cavalgada e a gente começa a ter o retorno dos cavaleiros”, afirmou.

O governador Tião Viana não participou do evento por está no Juruá em agenda. Porém, a primeira dama Marlúcia Cândida, ao lado da filha Catarina, puxou a fila de cavaleiros e amazonas.

A Cavalgada completa 45 anos em 2018, mesma idade da Expoacre. A prefeita Socorro Neri destacou a importância de se manter a tradição.

“A tradição está mantida, a Expoacre é um momento importante para a cidade de Rio Branco, muitos negócios são fechados e também serve de entretenimento, de lazer, de cultura para a população e esse é um momento muito bonito. A Cavalgada já é tradição, é natural que a cada ano ela adquira o formato que é possível para aquele momento”, declarou.

Para o evento, foram disponibilizados mais de 100 policiais do efetivo do Segundo Batalhão para garantir a segurança dos participantes e 12 homens da RBtrans cuidaram do trânsito no local, assim como o Detran e o Samu.

Sair da versão mobile