X

Ministério Público do Estado apresenta denúncia contra o ex-prefeito Vagner Sales pelo crime de peculato

O Ministério Público do Estado do Acre ofereceu denúncia contra o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (MDB) pelo crime de peculato, envolvendo o desvio de mais de R$ 600 mil em operações de aluguel de barcos para o transporte escolar fluvial do porto principal da cidade até a localidade conhecida como “Boca do Moa”.

A denúncia também alcança o ex-secretário de finanças do município, José Eudes Bandeira Freire, e deverá chegar também ao atual vereador Antônio Cosmo, que substituiu Freire na Secretaria de Finanças e que também foi citado por uma das vítimas como a pessoa que contratava o aluguel dos barcos.

De acordo com a denúncia, Vagner, José Eudes e depois Antônio Cosmo utilizaram-se dos nomes e CPFs dos barqueiros Francisco Barros de Sá, conhecido como “Chico Catraieiro”, e Adalberto Ferreira da Costa. Em depoimentos prestados à promotoria de Justiça de Cruzeiro do Sul, eles confirmaram que prestaram serviços à Prefeitura, durante 200 dias de cada ano letivo da gestão de Vagner Sales, que durou oito anos, em dois mandatos, mediante contrato em que recebiam por mês um salário mínimo, menos de mil reais. No entanto, na prestação de contas enviadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que se negou a aprová-las apontando outras irregularidades, o então prefeito e seu secretário disseram que tais despesas foram da ordem de R$ 607.631,64.

Diante da denúncia, o MP pediu a indisponibilidade de bens do ex-prefeito, incluindo dinheiro depositado em contas bancárias, automóveis e até mesmo a apreensão de semoventes (bois e cavalos).

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: