Nesta sexta-feira, 27, é comemorado o dia internacional do motociclista. Segundo dados de fevereiro deste ano do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), ao todo são 112.682 motocicletas. Elas representam mais de 42% da frota local, superando o número de automóveis.
Elas são mais numerosas, porém seus condutores ficam mais expostos, as variações do clima, percalços no trânsito e acidentes, é a avaliação do condutor há mais de 20 anos, Francisco Silva.
“Quem pilota uma moto está sujeito a chuva e ao sol forte. Além disso, é preciso estar com a atenção redobrada, afinal em caso de acidente não temos qualquer proteção a não ser o capacete”, ressaltou.
Nos últimos 10 anos, de acordo com a administradora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat), a Seguradora Líder, foram pagos oito mil indenizações a condutores de motocicletas.
Em toda a Região Norte, de 2008 a 2017, mais de 421 mil pessoas foram indenizadas pelo Seguro DPVAT nos três tipos de cobertura: morte, invalidez permanente e despesas médicas e hospitalares.
Somente em 2018, de janeiro a junho, 17.695 pessoas foram indenizadas por acidente de trânsito na Região Norte.
Seguindo a tendência dos últimos anos, as motocicletas continuam sendo as responsáveis pela maior incidência de indenizações. Já são 15.109 indenizações pagas em toda a Região, 85% do total. Os condutores do veículo representam mais de 10 mil dos sinistros pagos (72%).
Em relação ao perfil dos indenizados, segundo os números da Seguradora Líder, a maior incidência de indenizações pagas para condutores de motocicletas pelo Seguro DPVAT foi para vítimas do sexo masculino, na faixa etária considerada economicamente ativa, de 18 a 34 anos.