Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operação Gota deve imunizar quatro mil pessoas em oito municípios do Acre

FOTO – ADELCIMAR CARVALHO

Desde maio, a Operação Gota do Ministério da Saúde tem levado vacinas a populações indígenas, rurais e ribeirinhas de localidades de difícil acesso. No Acre, oito municípios receberão a visita das equipes de vacinação, sendo cinco no Vale do Juruá.

Ao menos quatro mil pessoas devem ser vacinadas contra sarampo, febre amarela e meningite, além de outras doenças preveníeis. A ação conta com o apoio de aviões da Força Aérea Brasileira e deve durar aproximadamente 13 dias. Oito profissionais da saúde participam da operação.

Segundo a gerente de Imunização do Estado, Auxiliadora Holanda, algumas vacinas estão acima de 80% da meta estabelecida, em outras a meta foi atingida. “Mas, na totalidade, o estado tem dificuldade de alcançar cobertura. Para isso, a operação está sendo realizada para atender as comunidades de difícil acesso”.

As três bases para atender as ações de imunização ficaram situadas em Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. As vacinas estarão disponíveis para toda a população, porém, a prioridade é imunizar as comunidades de difícil acesso, segundo a gerente.

Segundo o tenente Hilbert Lima, ainda serão realizadas cerca de dez operações na Amazônia. “É gratificante representar a Força Aérea junto ao Ministério da Saúde. Pousamos em locais de difícil acesso, com o peso máximo da aeronave, que além de ser um treinamento militar, é um sentimento de realização, levar às regiões mais distantes do país, onde vemos que as pessoas são carentes e precisam dessa ajuda”.

A ação começou na terça-feira, 24, e se estende até o dia 6 de agosto nos municípios de Sena Madureira, Xapuri Feijó, Tarauacá, Jordão, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul.

 

 

 

Sair da versão mobile