Há sete anos, a guerra civil na Síria choca o mundo. Segundo estimativas do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), mais de 500 mil pessoas morreram em diversos ataques no país.
Os ataques não param e a violência está cada vez mais crítica. Nesta segunda-feira, 23, pelo menos nove pessoas morreram e cerca de 40 ficaram feridas por causa de três atentados que aconteceram em diferentes pontos, no norte da Síria.
As cidades estão sendo devastadas e as pessoas procuram de todas as formas deixarem o país, porém, muitas não conseguem sair do local com vida. E foi nesse cenário de guerra que o pastor Clévis Mustafa percebeu que precisava fazer algo para ajudar os sírios.
“Estava assistindo uma matéria no começo do ano sobre a guerra na Síria. A matéria mostrava uma família que estava há quatro dias dentro de uma combi, sem comer e sem beber nada. Nesse momento, Deus falou comigo: você não vai fazer nada? Então juntei uma turma de amigos para fazer um mutirão para ajudar a Síria”, relata.
O projeto “Acre pela Síria”, lançado nesta segunda, 23, vai arrecadar roupas e alimentos para ser enviado ao país localizado no Oriente Médio. A estimativa é de que sejam arrecadadas cerca de duas toneladas de donativos. A iniciativa conta com aproximadamente 50 voluntários.
“A expectativa é grande e tudo que vier será muito bem-vindo”, acrescentou o idealizador da iniciativa.
Clévis explica que o projeto conta com o apoio da Embaixada da Síria, que será a responsável por transportar as doações até o país. A data de envio dos donativos ainda não foi definida.
A voluntária Crislei Souza fala que por meio da ação é possível demostrar amor e empatia. “Estive pensando sobre o significado do projeto e o quanto a humanidade está se tornando cada vez menos humana à dor alheia. Se eu não vejo, se a dor não é minha, se não é meu pai, minha mãe, não é comigo. Nós somos assim. Nós agimos assim. Acontece que pessoas como nós, como nossa mãe, nosso pai, nossos filhos, estão morrendo todos os dias. Uma nação inteira que não tem mais pra quem pedir socorro, se não for pra outro país, para outras pessoas. E a pergunta é: Eu me importo? E você, se importa?”.
O projeto encerra as atividades no próximo sábado, 4 de agosto, em um grande evento em prol da Síria. A programação inclui apresentação de dança e de bandas de diversas igrejas, além de barracas de comidas. Todo o dinheiro arrecadado será convertido em alimentos para doação. O evento será realizado na praça do bairro Plácido de Castro, na Baixada da Sobral, das 16h às 20h.
Quem tiver interesse em colaborar com o projeto pode fazer doações nos pontos de coletas. São eles: Livraria Nobel do Via Verde Shopping, Escola João Paulo 2 ou Igreja Metodista Wesleyana da Sobral. Mais informações através do telefone (68) 99923-2828 ou (68) 99981-9472.