“Estamos tendo uma legislatura muito produtiva. São dezessete vereadores que estão atentos nas ruas, conversando com a população, verificando suas necessidades e levando o debate para o plenário da Câmara”. A frase é do presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Manuel Marcos (PRB), ao comentar sobre os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares nesta legislatura.
Ele lembra que, em apenas um ano e seis meses, o parlamento municipal já apresentou quase 28 mil indicações. Com relação aos projetos de lei, segundo o parlamentar, mais de 100 propostas foram apresentadas.
“A Câmara também atingiu um grande número de projetos de leis que passaram a beneficiar a população rio-branquense. Levando em conta a produtividade do ano passado e o primeiro semestre deste ano, tivemos 115 projetos de lei apresentados na Câmara, 25 audiências públicas, 33 projetos de lei complementar, 11 vetos, 45 projetos de resolução, 85 projetos de decreto legislativo, 20 anteprojetos de lei, 290 requerimentos, e 27.904 indicações para melhorias da população de Rio Branco”, pontuou Manuel Marcos.
Para o presidente da Câmara, o resultado reforça o compromisso do parlamento municipal com as demandas da população. “Trabalhamos em prol do nosso povo. Nosso foco é esse: ouvir as demandas da população e através de nossos mandatos buscar uma forma de responder as questões que nos foram trazidas. O resultado desse trabalho são as proposituras que cada vereador apresenta na Câmara, cada debate que é suscitado”.
Debates – Entre as ações realizadas na Câmara, Manuel Marcos destaca a realização de audiências públicas. “Tivemos grandes temas que foram debatidos nas audiências, como exemplo, a prestação de contas da Saúde, Código de Obras, combate à violência contra a mulher, prevenção ao suicídio, combate à discriminação racial, discussão da Lei Orçamentária do Município. Temas muito importantes para a nossa sociedade”, afirmou o presidente.
Inovações – Manuel Marcos falou ainda sobre as inovações implantadas nesta nova legislatura. Ele cita o lançamento do Portal de Transparência da Câmara Municipal. “O objetivo do lançamento do Portal é manter a população informada e ainda mais próxima do Poder Legislativo”, disse. O parlamentar falou também sobre a inclusão de profissionais da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões da Câmara. “A Câmara tem buscado fazer um trabalho de inclusão”.
Agendas institucionais – Por fim, o parlamentar comentou sobre as agendas realizadas pela presidência da Câmara. “Foi uma iniciativa nossa, onde através da agenda institucional realizamos o nosso trabalho de fiscalização, como também, aproximamos Câmara Municipal de todos os órgãos. Ouvimos quais foram principais necessidades e colocamos a Casa a disposição para atender a demanda do povo”.