15 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

15 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre recebe parlamentares da Califórnia para diálogo sobre desenvolvimento sustentável

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
16/07/2018 - 11:25
Foto: Gleilson Miranda/Secom

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Manda no zap!CompartilharTuitar

Acre recebe parlamentares da Califórnia para diálogo sobre desenvolvimento sustentável

Há dez anos o governo do Acre mantém parcerias com o governo da Califórnia, nos Estados Unidos, nas políticas de combate ao aquecimento global e para o desenvolvimento sustentável. Nesta semana, o estado recebeu parlamentares californianos e organizações ambientais que vieram conhecer experiências e fortalecer o diálogo entre os dois estados.

Para que a comitiva compreendesse melhor como funciona o projeto de desenvolvimento executado no Acre, foram realizadas visitas em empreendimentos onde o governo do Estado realiza investimentos baseados na Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). Com isso, o governo realiza a inclusão social e geração de renda nas comunidades rurais e para os moradores das florestas.

“São cadeias produtivas que contam com o envolvimento dos comunitários, como o caso da Peixes da Amazônia e Complexo Industrial de Madeira, em Xapuri. A proposta foi mostrar como nosso estado trabalha nesta área do desenvolvimento sustentável, com a inclusão das comunidades nos negócios”, explicou André Vieira, diretor da Agência de Negócios do Acre (Anac).

Durante a visita aos complexos de Piscicultura, em Senador Guiomard e ao de Madeira, em Xapuri, a comitiva pôde conhecer a metodologia de trabalho empregada nos empreendimentos. Foi destacado que ambos atuam em parceria com as comunidades e em observância às leis ambientais, garantindo a conservação ambiental e geração de renda.

A delegação também visitou o Seringal Cachoeira, comunidade onde morou Chico Mendes, e uma propriedade que desenvolve o programa de governo Florestas Plantadas, na qual o produtor rural constrói um sistema agroflorestal com diversas espécies de árvores produtivas junto com seringueiras. O látex posteriormente pode ser comercializado com a indústria de Granulado Escuro Brasileiro em Sena Madureira.

Steve Schwartzman, diretor da Organização Não-Governmental Environmental Defense Fund (EDF), conhece o Acre desde a década de 1980. Foi um dos ambientalistas que levou Chico Mendes aos Estados Unidos, dando voz para a Amazônia ao mundo tudo.

Steve revelou que as impressões após essas visitas com a delegação foram excelentes. O ambientalista lembrou a primeira vez que esteve no Seringal Cachoeira, com a carta de Chico Mendes, na qual havia um levantamento do primeiro seringal amazônico para subsidiar a ideia, o sonho da reserva extrativista. “Aqui mudou muita coisa. Não só aqui, mas no estado todo. Fico impressionado com o quanto do sonho de Chico Mendes já foi realizado. O avanço que se fez para atingir aquela visão extraordinária, se comparado com tempos atrás, é muito impressionante”, comentou.

Integrante da comitiva que esteve no Acre, Richard Corey, diretor executivo do California Air Resources Board, órgão que redigirá os regulamentos de REDD+ e envolvido com a Força-Tarefa de Clima e Florestas do Governador (GCF) não esconde sua preocupação com os danos que o desmatamento pode causar ao planeta.

A intenção de Corey é manter visitas constantes ao Acre, por vários anos, para acompanhar os avanços das aplicações dessas políticas públicas estaduais. “Fiquei muito impressionado com o envolvimento de toda a comunidade nos trabalhos que têm feito para manter o povo na floresta até hoje”, afirmou.

Produção sustentável

O grupo conheceu também algumas experiências de produção sustentável no extrativismo e com povos tradicionais indígenas. Na Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), analisaram a planta industrial e com funciona o sistema de cooperativas, após palestra proporcionada pelo presidente Manoel Monteiro. Ele explicou ainda o ciclo de beneficiamento da castanha desde a sua saída da floresta até a fábrica.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“O nosso objetivo é mostrar para estas pessoas como valorizar os produtos da floresta, e como torná-la viável economicamente estando em pé e o sucesso da cooperativa graças a incentivos de parceiros como o governo do Estado do Acre”, explica Monteiro,

Uma das primeiras visitas, foi em Mâncio Lima, onde estiveram na Aldeia do Barão do povo indígena Puyanawa. Uma das lideranças, Pué Puyanawa, apresentou a história de seu povo, que teve sua cultura e tradição quase extinta após anos de colonização e como estão conseguindo restabelecer sua história tradicional, tendo o apoio do Estado.

Parte deste apoio é pelo programa de fruticultura do governo, em que cria Sistemas Agroflorestais (SAFs) com diversas espécies frutíferas, dando uma possibilidade econômica por vários anos. Além disso, os puyanawas tem uma tradição no cultivo da mandioca e na produção de farinha, uma das cadeias produtivas que recebe apoio do governo e é uma alternativa econômica de baixo impacto ambiental.

Um dos membros do comitê, Javier Kinney é o Diretor de Governança do povo Yurok, maior tribo indígena do Estados Unidos. Ele afirma que o mundo tem muito o que aprender com os povos indígenas para solucionar os problemas ambientais: “A primeira coisa que se deve compreender é que a solução para a conservação do planeta está nas mãos das comunidades indígenas. Temos que estudar formas de compartilhamento deste conhecimento de maneira respeitosa com eles, e as jurisdições e governos possam trabalhar juntos para este propósito”.

Pué Poyanawa também ficou grato em poder mostrar a história de seu povo e conclui que o que tem sido feito em sua comunidade é sempre buscando a conservação. “Estou muito feliz em mostrar a história do meu povo, as lutas e dificuldades, mas também mostrar até onde chegamos, como nos organizamos e fazemos com que nossas práticas possam trazer recursos para nosso povo, sem causar nenhum dano à natureza”, disse.

Eloise Gomez Reyes é membro da Assembléia do Estado da Califórnia que representa a área de San Bernardino, na grande Los Angeles, também participa do comitê da Assembleia de Energia e do novo Comitê Seleto sobre Preparação contra Incêndios. Reyes participou da Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP23) em Bonn, na Alemanha, ocasião na qual, junto dos outros parlamentares, se encontrou com o governador Tião Viana.

“Todas essas visitas, para a delegação, foram muito importantes. Viemos para poder aprender, para escutar e ver o que se estão fazendo aqui neste pedaço da Amazônia, no Acre. A visita à Cooperacre, à tribo Puyanawa foram fundamentais para entender a produção sustentável e sobre a importância desses trabalhos para as mudanças climáticas”, concluiu.

Entenda a parceria

O Acre tem parcerias com a Califórnia na questão ambiental por meio do GCF (Fórum de Governadores pelo Clima), que apoia projetos para preservação do meio ambiente e produção sustentável.

A Califórnia é o principal estado americano na questão ambiental e uma das maiores economias do mundo. Os parlamentares buscam fortalecer a relação com o Acre para que os projetos no estado amazônico aumentem e continuem por vários anos.

Em diálogo com o governador Tião Viana após as tantas visitas realizadas, o grupo externou a gratidão pela oportunidade de ver de perto novos caminhos para frear as mudanças climáticas. De forma emocionada, Ash Kalra, membro da Assembléia do Estado da Califórnia, falou sobre o que representa esse encontro.

“Nos sentimos muito honrados como o Acre nos recebeu. Saímos energizados de nosso encontro na floresta, pudemos sentir a espiritualidade lá. O legado de Chico Mendes não é exclusivo no Brasil, na Califórnia somos muitos que nos sentimos inspirados por sua história. Queremos fortalecer ainda mais nossa parceria com o Acre”, afirmou Ash.Na oportunidade, os parlamentares entregaram para Ângela Mendes, filha de Chico Mendes, a resolução que a Assembléia fez em homenagem o líder seringueiro acreano.

Acre e Califórnia são reconhecidos mundialmente por suas políticas pioneiras de combate ao aquecimento global, com os programas de redução de emissões de gases de efeito estufa e fortalecimento de suas economias de baixo carbono. Em 2006, na Califórnia, foi criada a Lei AB32 (Global Warming Solutions Act) e no Acre, em 2010, o SISA (Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais), por meio da lei 2.308.

“A Califórnia, apesar de ser “apenas” um estado subnacional, ascendeu recentemente à posição de sexta economia global, representando em torno de 13% da economia norte-americana. Seu PIB [Produto Interno Bruto] é em grande parte estruturado na indústria do entretenimento e na agricultura, com destaque à fruticultura, produção de uvas, além da produção de vinhos, bem como na tecnologia da informação”, pontua Dande Tavares, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA).

Acre recebe parlamentares da Califórnia para diálogo sobre desenvolvimento sustentável
Foto: Gleilson Miranda/Secom
Acre recebe parlamentares da Califórnia para diálogo sobre desenvolvimento sustentável
Foto: Gleilson Miranda/Secom

Acre recebe parlamentares da Califórnia para diálogo sobre desenvolvimento sustentável

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Jovem foi morto com 36 facadas ao tentar comprar droga e cair em ‘tocaia’

Próxima Notícia

Prefeitura recebe doação de 1.000 metros cúbicos de madeira apreendida do Ibama

Mais Notícias

Acre tem mais de 75% dos municípios com adesão à Política Nacional Aldir Blanc; cinco ainda não enviaram solicitação
Destaques Cotidiano

Acre tem mais de 75% dos municípios com adesão à Política Nacional Aldir Blanc; cinco ainda não enviaram solicitação

15/05/2025
Prefeitura diz que mudança na gestão da URAP Rozângela Pimentel segue critérios técnicos
Destaques Cotidiano

Prefeitura diz que mudança na gestão da URAP Rozângela Pimentel segue critérios técnicos

15/05/2025
Três condenados por estupro de vulnerável são presos no Acre durante Dia ‘D’ da Operação Caminhos Seguros
3º destaque

Três condenados por estupro de vulnerável são presos no Acre durante Dia ‘D’ da Operação Caminhos Seguros

15/05/2025
Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º
Geral

Acre tem a menor taxa de inadimplência da região Norte, aponta levantamento nacional

15/05/2025
Operação da PF com alvos no Acre investiga grupo familiar por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
2º destaque

Operação da PF com alvos no Acre investiga grupo familiar por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

15/05/2025
Cidade do Povo comemora aniversário com oficinas gratuitas de gastronomia; veja como se inscrever
Destaques Cotidiano

Cidade do Povo comemora aniversário com oficinas gratuitas de gastronomia; veja como se inscrever

15/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Prefeitura recebe doação de 1.000 metros cúbicos de madeira apreendida do Ibama

Prefeitura recebe doação de 1.000 metros cúbicos de madeira apreendida do Ibama

Motorista que levava quase 54 mil litros de combustível sem autorização é multado pela PRF

Motorista que levava quase 54 mil litros de combustível sem autorização é multado pela PRF

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre