Ser um anfitrião é uma tarefa muito fácil, mas dependendo da ocasião, pede atenção aos mínimos detalhes e organização para que quase tudo saia como foi planejado. Para não fazer parte daqueles que desagradam os convidados, é preciso seguir algumas regrinhas básicas que ajudam deixar o ambiente mais leve, organizado e descontraído. Baseando-se nisso, abaixo seguem algumas dicas preciosas para receber quem você gosta e admira da melhor forma possível.
Jogos de tabuleiro – desde que não seja o Banco Imobiliário, que demora uma eternidade para acabar – são uma boa saída. Além deles, um esporte mental cada vez mais praticado é uma ótima pedida: o poker. Além de agregar as pessoas, garante muita diversão entre os convidados, sendo um esporte que o anfitrião reúne vários convidados na mesa. Assim também como alguns jogos online que permitem que várias pessoas participem ao mesmo tempo, e sites que oferecem a opção de jogar online como o apostas online em desporto.
Dicas ao abrir a porta — Receba as pessoas com alegria, mas cuidado para não exagerar demais, pode parecer forçado e os convidados perceberão. Outra dica importante, não estenda os bate-papos na porta, não é nada confortável.
Música ambiente — Uma música adequada ao ambiente torna o lugar mais agradável. No entanto, pessoas mais jovens tendem a deixar a música em volume mais elevado e, com isso, os convidados podem ter problemas para conversar. Portanto, a música deve estar em um tom adequado para que as pessoas possam conversar.
Organizar o banheiro — Certifique-se de que há uma boa quantidade de toalhas (de rosto e banho) disponíveis para seus convidados. Também inclua toalhas de mão. Se o seu banheiro não tiver espaço para pendurar toalhas para secar, coloque um gancho sobre a porta do banheiro que facilitará as coisas.
Tópicos da conversa — Os tópicos dos assuntos variam de acordo com as pessoas e tipos de encontro. Se o encontro for formal, é preciso ter cuidado para abordar assuntos que geram muita polêmica e discussão. Agora, se encontro for informal e envolver pessoas de maior intimidade e convívio, não há muito problema em abordar temas que possam gerar maior divergências de ideias.
Entretenimento — Quando convidamos amigos de diferentes áreas, há o risco de nem todos se conhecerem anteriormente e alguns podem se sentir desconfortáveis ou apenas não falar uns com os outros. Organizar atividades em grupo pode ser uma alternativa bem interessante para ajudar a enturmar os convidados.
Decoração da mesa — Uma mesa bem organizada é a melhor carta de apresentação. “Em vez de toalhas grandes, use passadeiras de linho, que são simples e chiques. Esqueça os lugares marcados: faça uma pilha de pratos e disponha as taças e os talheres displicentemente pela mesa. O charme da decoração são as cores e estampas das peças escolhidas”, sugere Laura Wie.
Bebidas e comidas — Segundo a blogueira Aninha Gonzales, não é aconselhável colocar várias bebidas disponíveis aos convidados. “Servir caipirinha, uísque, champanhe, vinho, cerveja, tudo, é até deselegante”, opina a blogueira ao portal Casa e Jardim.
Antes do prato principal, servir queijo, pão recheado de azeitonas, saladas variadas são boas opções de entrada. “(O prato principal) é a parte mais trabalhosa. Deve levar em torno de uma hora e meia, mas o esforço vale a pena. Para ganhar tempo, separe os ingredientes antes de começar a cozinhar, prepare o arroz enquanto assa o salmão, vá tomar um banho enquanto o risoto resfria e assim por diante”, indica Wie.