Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Complexo acreano do Hospital do Câncer de Barretos deve ser inaugurado em outubro

Complexo acreano do Hospital do Câncer de Barretos deve ser inaugurado em outubro
Complexo acreano do Hospital do Câncer de Barretos deve ser inaugurado em outubro
Foto/ cedida

O governador Tião Viana visitou ontem, dia 16, as obras avançadas do Hospital de Barretos, em Rio Branco. A unidade de Rio Branco está com quase 70% de suas obras concluídas. O complexo será capaz de realizar até 700 atendimentos por dia.

Tião Viana frisou que a unidade será um marco histórico na luta contra o câncer no Estado. Um ganho sem igual para a Saúde Pública acreana. Ele afirmou que a previsão é de que mais um ciclo das obras seja finalizado em outubro.

“Teremos uma unidade com capacidade de interromper em definitivo a ocorrência de câncer avançado no estado, especialmente para os casos de mama, útero e próstata. Com isso, haverá diagnóstico e tratamento precoces em escala, permanecendo no máximo 5% dos casos com necessidade de deslocamento para outros estados”, afirma o governador.

Além das instalações do complexo, o atendimento contará com duas carretas para consultas e diagnósticos e uma outra carreta para palestras educativas. E não será só a Capital a beneficiada. Uma das carretas ficará com mais intensidade em Cruzeiro do Sul, para atender a demanda da região do Juruá, fazendo assim uma rede de atendimento.

“Essa unidade de Prevenção, que vai atender todo o estado, terá procedimentos para prevenção dos cânceres de mama e colo de útero, a princípio. Nós poderemos ver uma mudança no tratamento do câncer aqui no Acre e será a diferença entre a vida e a morte na luta contra a doença”, afirmou Raphael Luiz Haikel, responsável pelas unidades de prevenção das unidades do Hospital de Barreto.

A unidade hospitalar no Acre é uma parceria Hospital de Câncer de Barretos, Governo do Estado e Ministério Público do Trabalho (MPT). Fará parte das 16 outras unidades já espalhadas em todo o Brasil. Por ser focada na prevenção e diagnóstico, ela vai ofertar mamografia, o Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU).

A unidade sede fica em Barretos, no interior de São Paulo, e é uma referência mundial no tratamento de câncer, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conseguindo alcançar avanços significativos em meio a doações tanto de artistas e milionários quanto da população em geral. A unidade acreana terá uma linterligação maior com a sede em Barretos.

 

Sair da versão mobile