O uso consciente da água é indispensável nesta época do ano. Devido ao período de estiagem, cresce a sensação de calor. Entre os meses de julho e setembro, o consumo de água aumenta, e é exatamente quando os rios e mananciais registram os seus menores níveis. Tendo isso em vista, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) promoveu ontem, 24, ações da campanha “Nós contra o desperdício” no bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco.
Cerca de trinta agentes técnicos atuaram fazendo um mutirão nas ruas da comunidade, desenvolvendo atividades pedagógicas de combate ao desperdício de água, distribuição de informativos, esclarecimentos sobre dúvidas, coleta de sugestões dos moradores, além de reparações de vazamentos na rede de abastecimento.
O objetivo é estimular as práticas de economia e orientar os consumidores sobre condutas do cotidiano que podem ajudar a poupar água.
“Observamos em diversas residências, caixas d’água derramando, torneiras e mangueiras ligadas, sem nenhum controle de uso. Ou seja, muitos desperdícios, que geram custos tanto para a autarquia quanto ao consumidor, além de gerar dificuldades de distribuição de água para as residências seguintes. Por isso, estamos intensificando esta campanha para conscientizar a população que devemos utilizar da melhor forma, a água tratada que chega à nossa casa”, destaca a engenheira civil do Depasa, Ana Paula Onofre.
Wilbiane Tavares foi uma das moradoras que recebeu os técnicos da autarquia em sua casa. Ela comentou que esta ação itinerante chegou no momento certo, pois as consequências da seca já são perceptíveis. “Temos que ter o cuidado redobrado, pois o verão está forte e a água fica cada vez mais escassa. Eu observo essa situação, até nos poços. Por exemplo, o que eu utilizo, está com pouquíssima água, por isso, eu já economizo, para que ele não seque”, disse Tavares.
Ruas do Povo é intensificado – O ponto positivo da estiagem é que oferece condições ideais para execução de obras. Para aproveitar esse clima, o Governo do Acre, por meio do Depasa, iniciou na comunidade novos serviços de estruturações de ruas e implantações de redes de saneamento básico.
Os primeiros trabalhos estão sendo feitos na Rua Luiz Pereira, onde maquinários e equipes técnicas atuam em ações de terraplanagem para estabilizar o solo, para receber as demais frentes de investimentos.
“Nas etapas anteriores, mais de 20 ruas desta comunidade foram estruturadas com pavimentação, calçadas, redes de água e esgoto. Agora, mais 14 ruas também receberão essas todas essas obras de infraestrutura. As demais ruas do bairro Jorge Lavocat, que apresentam danificações, também serão recuperadas”, informa Ana Paula Onofre.