X

Deputado Heitor Júnior destaca importância do Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais

O deputado Heitor Júnior (Pode) frisa que no próximo dia 28 de julho comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Além de destacar as ações desenvolvidas pela Associação dos Portadores de Hepatites do Acre (Aphac), o parlamentar pontuou também sobre a importância da data.

“Nessa luta diária de combate às hepatites eu não poderia deixar de parabenizar o trabalho realizado pela Aphac no Estado. A Associação promove ações importantes em todo o Acre em parceria com a Sesacre na realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatite A, B e C. A Associação atua há 25 anos no Estado e há 13 anos eu e o presidente, seu Mariano, temos feito um trabalho preventivo para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo”.

Heitor falou ainda sobre a necessidade de o parlamento estadual se envolver mais em ações que tragam maiores benefícios para o combate a esta doença.

“Eu considero da maior importância esse envolvimento da Aleac junto à sociedade nessa mobilização. A gente tem que entender que, em muitas situações, a promoção da saúde, a prevenção, ela envolve o Estado e a sociedade. Nós temos vários tipos de hepatites, esse conjunto de doenças transmitidas por vírus nós temos que atuar junto à sociedade de várias formas. Primeiro, é a questão do diagnóstico, da prevenção e de certa forma mobilizando também a ciência para produzir conhecimento e que seja incorporado pelo estado.”

 A data

A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

A Gazeta do Acre: