A prefeita Socorro Neri participou nesta quarta-feira, 18, no Centro de Multimeios, de encontro com diretores e professores de escolas municipais e membros da Controladoria Geral da União (CGU). O objetivo foi incentivar a maior participação dos estudantes das escolas municipais no Concurso de Desenho e Redação promovido anualmente pela CGU. Este ano, as produções devem abordar o tema ‘Ser Honesto é Legal!’ A ideia é que os dirigentes das escolas apoiem integralmente o projeto garantindo um grande número de redações e desenhos.
Em sua fala, a prefeita Socorro Neri destacou que “a escola vai além da construção do conhecimento, constrói também valores e princípios. E este concurso oportuniza a consolidação de valores como ética. Esperamos que haja uma grande adesão de nossos estudantes”.
As inscrições começaram em março e continuam abertas até o dia 31 de agosto. A premiação dos vencedores será entregue no dia 9 de dezembro – Dia Internacional Contra a Corrupção, no Teatrão, a partir das 8 horas da manhã. Os três primeiros colocados de cada série ganharão um Tablet. As escolas participantes serão premiadas com notebooks. O secretário Municipal de Educação, Márcio Batista, cita que “deverá haver uma grande participação de nossas escolas municipais porque a partir desse encontro, os diretores e coordenadores pedagógicos farão atividades que incentivem a participação dos estudantes no concurso da CGU, que tem por objetivo formar cidadãos mais atentos à ética”.
O Concurso de Desenho e Redação da CGU é uma inciativa do Ministério da Transparência, por meio da Controladoria Geral da União, e organizada pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção no Estado do Acre (FOCCO). “É um evento gratuito que busca despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã. Precisamos falar com as crianças sobre valores como ética e moral. O objetivo é criar futuras gerações que tenham em mente o combate efetivo à corrupção”, destaca o superintendente da CGU no Acre, Ciro Oliveira.
No ano passado, o concurso da CGU envolveu 2.725 estudantes de escolas municipais, estaduais, de ensino médio e de ensino de jovens e adultos.