Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Turismo capacita comunitários da Santa Raimunda em Assis Brasil

Impulsionar o turismo de base comunitária é uma das estratégias da política de desenvolvimento sustentável do governo do Acre. Entre as comunidades fortalecidas, destaca-se a Santa Raimunda do Bom Sucesso – localizada na Reserva Extrativista Chico Mendes, Assis Brasil –, onde a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) tem promovido qualificações.

A comunidade sedia uma importante festa religiosa para a região do Alto Acre, a romaria de Santa Raimunda do Bom Sucesso, promovida em 15 de agosto. Santa Raimunda, também conhecida como “Alma do Bom Sucesso” e “Santa Raimunda do Bom Sucesso”, é, na verdade, uma santa da devoção popular acreana, do Peru e Bolívia.

A qualificação ofertada pela Setul, em parceria com o Instituto Dom Moacyr (IDM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visa aprimorar e ampliar os serviços ofertados aos turistas que visitam o local, em especial aos devotos que anualmente participam da celebração religiosa.

“Estamos com um planejamento fechado de promoção de várias outras capacitações, a fim de auxiliar a comunidade no fortalecimento das atividades de turismo de base comunitária, responsável pela geração de emprego e renda na localidade”, frisou a chefe do Departamento de Planejamento e Pesquisas da Setul, Rita Ramos.

Os investimentos no turismo de base comunitária são promovidos por meio do Programa Global REM (Redd Early Movers – pioneiros na conservação). O Acre foi o primeiro no mundo a desenvolver a experiência, tornando-se precursor da política de baixa emissão de carbono. A iniciativa consiste no pagamento por resultados de emissões de carbono reduzidas, geradas pela redução do desmatamento.

 

Sair da versão mobile