Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bela Gil grava episódios de nova série no Acre e conhece projeto de escola gastronômica

A apresentadora e escritora Bela Gil conheceu, nesta terça-feira, 21, as obras da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre, localizada na Cidade do Povo, em fase de finalização. Ela está no Acre desde o último dia 14, para gravar episódios da série que vai estrear em abril de 2019 no Canal Futura.

Com uma trajetória vinculada à gastronomia, a também apresentadora do programa Bela Cozinha, do canal GNT, falou da satisfação de conhecer um projeto ousado como da escola gastronômica do Acre.

“Penso na comida como uma ferramenta de transformação não só física, mas cultural também. E acho que criando uma escola de gastronomia é uma forma de se criar pessoas mais independentes também, emancipando-os da dependência da indústria alimentícia e farmacêutica por consequência. É uma forma de construirmos uma sociedade mais saudável, de fato”, disse.

A escola tem capacidade de receber até 130 alunos por turno, com a formação que visa qualificar  mão de obra local, fortalecer a identidade gastronômica e fomentar o turismo no Acre, valorizando os produtos, os ingredientes e as peculiaridades da região.

Segundo a primeira-dama Marlúcia Cândida, responsável pelo projeto de arquitetura da escola, a presença de pessoas como a Bela Gil no local é muito simbólica por se tratar de um centro de pesquisa da gastronomia acreana, que juntará também experiências culinárias do Peru e da Bolívia.

“É muito importante disseminar para o Brasil que o Acre está preocupado com a qualidade e segurança alimentar, com a pesquisa do que a floresta pode nos oferecer e as cadeias produtivas também. Nesse sentido que essas visitas sempre vêm agregar”, destacou Marlúcia.

Sobre a estadia no Acre, Bela explica que percorreu aldeias indígenas no interior do estado para gravar a série.

O projeto, que trata do empoderamento e protagonismo de mulheres que são lideranças em suas comunidades, abordará em cada episódio as vivências pelas quais a apresentadora passa nos lugares que percorre no país. Além do Acre, de onde sairão dois episódios, a série passará por Goiás, São Paulo, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília.

A apresentadora disse ter se encantado com o Acre. “Nós já imaginávamos essa força e resistência do feminismo dentro das aldeias, mas foi ainda mais surpreendente, interessante e lindo de se vivenciar o poder de mulheres que são figuras tão emblemáticas”.

Sair da versão mobile