Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fim do sinal analógico é adiado em Rio Branco

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu adiar o desligamento nas capitais Rio Branco/AC, Campo Grande/MS e Boa Vista/RR. Antes prevista para acontecer nesta terça-feira, 14, a mudança agora deve ocorrer no dia 31 de outubro.

Além da Capital, o desligamento também ocorre nos municípios de Bujari e Senador Guiomard. Estima-se que, em 2018, mais de 55 milhões de brasileiros serão alcançados pela TV Digital.

A justificativa para a mudança, de acordo com a Anatel, é que essas capitais não atingiram o percentual mínimo de domicílios com acesso ao sinal digital para a realização do desligamento, acima de 90%.

O desligamento do sinal analógico de TV fará com que a programação dos canais abertos seja transmitida apenas pelo sinal digital.

De acordo com a Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) o último balanço mostra que foram entregues 43,6 mil kits no Acre. As orientações acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Atendimento de Programas Sociais (Caps) da capital acreana, na Secretaria de Assistência Social de Bujari, e no Centro de Inclusão Digital de Senador Guiomard.

Nos Cras, a população também poderá verificar se tem direito ao kit gratuito (com antena digital e conversor com controle remoto), que está sendo distribuído pela Seja Digital às famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal, e realizar o agendamento para retirada dos equipamentos em um dos pontos de distribuição disponíveis em Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard.

O desligamento do sinal analógico de TV está mantido nas capitais Macapá/AP, Porto Velho/RO, Palmas/TO e Cuiabá/MT. Além de Mazagão e Santana. No Tocantins, ocorrerá também nas cidades de Barrolândia e Porto Nacional. Em Rondônia, também ocorrerá em Candeias do Jamari. Já em Mato Grosso, ocorrerá ainda em Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande.

A instituição não governamental e sem fins lucrativos é responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Para saber se tem direito ao kit, a pessoa deve ligar gratuitamente para o número 147 com o Número de Identificação Social em mãos ou acessar o portal da Seja Digital (www.sejadigital.com.br). (Com informações Agência Brasil)

 

 

Sair da versão mobile