Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

A 10 dias do fim, vacinação contra sarampo e pólio atinge 43% das crianças

Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Mais de 27 mil crianças de 1 a 5 anos ainda precisam ser imunizadas

Após o Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite realizado no último sábado, 18, a cobertura vacinal ainda é baixa. Segundo dados da Secretaria de Saúde, apenas 43,15% do público-alvo da imunização contra sarampo e 43,23% da contra pólio foi vacinado no Acre. A ação começou no dia 6 de agosto e segue até o dia 31 deste mês.

O percentual está próximo a alcançar metade da meta que é de vacinar 90% do público alvo – crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Ao todo, o Acre tem que vacinar 63,5 mil crianças. Mais de 27 mil meninos e meninas ainda precisam ser imunizados.

Conforme o último balanço, Jordão é o munícipio que apresenta maior cobertura vacinal com 80,31%, seguido de Epitaciolândia com 73,98% e Plácido de Castro com 68,75%. A capital acreana aplicou 9.367 doses, ficando com uma cobertura de 37,08%. A cidade de Xapuri é a que tem pior cobertura, chegando a 18,68%.

De acordo com a coordenadora de Imunização do estado, Dora Holanda, o resultado do Dia D foi satisfatório se comparado a outras campanhas de vacinação. Ela destaca que a cobertura vacinal deve aumentar já que alguns municípios estão recebendo equipes da saúde na área rural.

Por fim, Holanda lembra que a vacinação continua em todos os postos de saúde do estado. “Estamos correndo atrás e não vamos nos contentar com esses 40%. Mas só o resultado com o Dia D a gente fica feliz”.

Vale ressaltar que até o momento foram confirmados quatro casos de sarampo no Acre. Do total, são três casos registrados em Rio Branco e um no município de Capixaba, segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Outros 26 casos suspeitos foram notificados e aguardam resultados dos exames.

Sair da versão mobile