Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Apae promove vasta programação ao longo da semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

FOTOS/ Acervo Pessoal

Com o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” foi iniciada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deste ano. A cerimônia de abertura ocorreu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Rio Branco, nesta terça-feira, 21.

Um dos propósitos da campanha é reforçar a importância da participação da família, em todos os processos de vida dos filhos, seja educacional, seja de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, ou nos demais projetos, como o da gestão das Apaes.

Para chamar a atenção do poder público e conscientizar a sociedade em geral, uma vasta programação será realizada até o próximo dia 28. Nesta quarta-feira, 22, ocorre uma passeata e cicleata no Centro da cidade, a partir das 7h. A concentração ocorre na Praça da Revolução. São parceiros nessa ação o Rotary, estagiários da Uninorte, Educadores Físicos.

Na quinta-feira, às 9h, ocorre uma roda de conversa no Refeitório da Apae. Na ocasião, haverá o encontro com os alunos com deficiências que estão inseridos no mercado de trabalho com objetivo de trocas de experiências e registro do momento com as famílias e representantes das empresas parceiras.

Na sexta, 24, será realizado o campeonato de futebol, handebol, pingue-pongue e várias brincadeiras. Já na segunda-feira, 27, haverá um momento ecumênico com a palestra “A importância da família”, ministrado por Pedro Alexandre, às 9h e às 15h.

E, para encerrar a semana, será realizada uma passeata no bairro Esperança com a banda da Apae, às 8h e às 16h. Além disso, haverá uma sessão de cinema com a apresentação do filme “Extraordinário”.

Em 2017, foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

Sair da versão mobile