Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bancários podem deflagrar greve no final de agosto em Rio Branco

Bancários podem deflagrar greve no final de agosto em Rio Branco

Após cinco rodadas de negociações sem acordo, o Sindicato dos Bancários do Acre já considera a possibilidade de entrar em greve. A próxima assembleia marcada para o dia 17 de agosto decidirá se a categoria vai cruzar os braços ou não.

Segundo o vice-presidente do sindicato, Eudo Rafael, caso não haja acordo os bancários devem entrar de greve após o dia 20 deste mês. Ele afirma que os bancos ainda não cumpriram nem a renovação do acordo coletivo de 2016.

“Nós pedimos 5% de aumento, pedimos a proibição da contratação de terceirização com salário inferior, pedimos que as negociações sejam feitas somente pelo sindicato, nos negaram todas as reinvindicações. Os que eles dão é apenas a reposição pelo índice do INPC”.

Além disso, o bancário explica que as novas leis trabalhistas podem alterar diversas clausulas da convenção da categoria. Assim, os bancos poderiam demitir sem comunicar o desligamento ao sindicato, trocar horas extras por banco de horas, contratar terceirizados com salário inferior, entre outras coisas.

“Temos uma pauta de reinvindicação bem extensa não e possível apresentar toda por conta da reforma trabalhista. Precisamos colocar toda aquela gama de direitos e negociações que tivemos nos últimos 20 anos”.

De acordo com o Comando Nacional dos Bancários, 60% da categoria está disposta a cruzar os braços caso suas reinvindicações não sejam atendidas. E tudo indica que a negociação vai ser difícil.

Sair da versão mobile