Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comoção marca o enterro da desembargadora Maria Cezarinete Angelim

Foto/ Portal AC24horas

Amigos, familiares, políticos, magistrados e autoridades deram o último adeus à desembargadora Maria Cezarinete, na sexta-feira, 24, no Palácio da Justiça, em Rio Branco. A cerimônia fúnebre aberta ao público emocionou aqueles que passaram pelo local.

Cezarinete morreu na madrugada de quinta-feira, 23, aos 63 anos, no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, após procedimento cirúrgico devido a problemas cardíacos.

Entre as pessoas que passaram pelo funeral para despedir de Cezarinete estava o vereador Roberto Duarte Junior (MDB), amigo pessoal da família, os procuradores Laudivon Nogueira e Junior Alberto. A procuradora-geral do Ministério Público do Estado, Kátia Rejane, e o promotor Samy Barbosa também estiveram presentes. Dezenas de coroas de flores foram encaminhadas por deputados e representantes do Executivo.

Em conversa com a equipe do jornal A Gazeta, o vereador Roberto Duarte lamentou a morte de Cezarinete Angelim. Na oportunidade, ele comentou sobre o trabalho jurídico realizado pela magistrada.

“Uma mulher que foi exemplo para todos nós da área jurídica. Uma mulher de fibra que não tinha medo de praticamente nada. Eu não tenho palavras para expressar minha profunda tristeza nesse momento. É uma grande perda para os amigos, familiares e para todos aqueles que aprenderam com ela o exercício do Direito. A família está muito triste, mas vai superar este momento com a força de Deus”.

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre, Luiz Camolez, também prestou sua homenagem à desembargadora. Ele lembrou que Cezarinete criou serviços pioneiros na Justiça do Acre, entre eles a Justiça Volante.

“Deixa um legado para a família e também para todos os magistrados. Ela foi a precursora do Juizado da Justiça Volante e outras tantas coisas. É muito importante que todos possam se inspirar em todos esses exemplos que vão indo, mas que ficam.”

Enterro

O enterro ocorreu na tarde de ontem, 24, no cemitério São João batista. A desembargadora era viúva e mãe de três filhos. A equipe de Choque do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizou uma salva de tiros. A Banda de Músicos da Polícia Militar do Acre também homenagearam a ilustre desembargadora.

Na despedida, os magistrados e os familiares mais próximos ofertaram uma rosa branca junto ao túmulo enquanto eram entoados louvores a Deus.

TJ/AC decreta luto oficial

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) decretou luto oficial de três dias pela morte da ex-presidente e desembargadora Cezarinete. O decreto de luto foi assinado pela presidente do órgão, desembargadora Denise Bonfim, e começou a contar a partir de quinta, 23.

Segundo o decreto, o expediente ocorre normalmente durante o luto oficial, inclusive as ações do mutirão de audiências sobre violência doméstica em Rio Branco.

 

 

Sair da versão mobile