A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite chega à última semana. No Acre, até o momento, apenas 46% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos foram imunizadas. A ação começou no dia 6 de agosto e encerra nesta sexta-feira, 31.
O percentual ainda está longe de alcançar a meta que é de vacinar 90% do público alvo. Ao todo, o Acre tem que vacinar 63,5 mil crianças. Cerca de 25 mil meninos e meninas ainda precisam ser imunizados.
Dados do Ministério da Saúde mostram que 4,1 milhões de crianças em todo país ainda precisam ser imunizadas.
De acordo com a pasta, até a última sexta-feira, 24, 62% do público-alvo havia sido vacinado. Foram aplicadas, ao todo, mais de 14 milhões de doses – cerca de sete milhões de cada. A meta do governo federal é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças na faixa etária estabelecida.
Este ano, a vacinação ocorre de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.
A coordenadora de Imunização do estado, Dora Holanda, explica que no caso da vacina contra sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos devem receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Vale ressaltar que até o momento foram confirmados quatro casos de sarampo no Acre. Do total, são três casos registrados em Rio Branco e um no município de Capixaba, segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Outros 26 casos suspeitos foram notificados e aguardam resultados dos exames.