Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em sua 2ª edição, projeto Contando e Encantando atinge quase 70 pessoas

O projeto ‘Contando e Encantando’ nasceu com o objetivo de proporcionar momentos de distração às pessoas que estão em tratamento em hospitais. Em sua 2ª edição, a iniciativa atingiu quase 70 pessoas entre pacientes, acompanhantes e funcionários, em ações no Hospital do Câncer do Acre.

Ao todo, foram realizados quatro encontros no mês de julho. O idealizador do projeto, Saulo Andrade, explica que as atividades consistem em contação de histórias, música e muita alegria.

“O objetivo é alcançar as crianças, cuidadores, funcionários, com a contação de histórias e com a música fazendo com que eles se distraiam um pouco”.

A última apresentação ocorreu na quarta-feira, 1, quando Saulo conheceu a pequena Isabela, de 8 anos. “Desde os três anos ela pediu a sua mãe para doar seus cabelos para crianças em tratamento. Então, de presente de aniversário sua mãe a levou para conhecer as crianças no hospital. Esse último encontro foi em interativo”.

Ao todo, cinco pessoas participam do projeto social, sendo um estudante de artes cênicas, um músico uma pessoa da área de filosofia e outro da literatura portuguesa, além de Saulo.

Ainda de acordo com o idealizador do projeto, o primeiro dia de apresentação foi um momento de grandes emoções. “Observamos que principalmente as mães e acompanhantes sorriam constantemente. As crianças em tratamento ficavam atentas e interagiam com a contação de estórias. As enfermeiras muito gratas nos ajudando, participando, cantando, pois nos relataram que não tem nenhuma atividade para as crianças. Também vieram funcionários de outros setores como serviços gerais. Foi muito emocionante”.

“O segundo dia que foi na semana seguinte foi diferente. As enfermeiras relataram que foi um dia diferente, que todos os atendimentos estavam acumulados. A maioria das crianças passava por procedimentos dolorosos, como quimioterapia, colocar acessos venosos, algumas estavam chorando, assustadas e com medo. Mesmo assim conseguimos levar um momento de descontração, alegria e alento”, acrescentou Saulo.

Por fim, Saulo disse que ainda não há previsão para a terceira edição do projeto ‘Contando e Encantando’.

 

 

Sair da versão mobile