Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Energisa arremata distribuidora da Eletrobras do Acre e Ceron em RO

Com única proposta válida, a Eletrobras Acre foi arrematada pela companhia Energisa no leilão de quinta-feira, 30, sem São Paulo. A empresa também levou a distribuidora de Rondônia, Ceron.

Com as novas concessões, a Energisa passa a deter 11 concessões de distribuição de energia elétrica espalhadas pelas cinco regiões do país.

Em nota, a empresa disse que “seu histórico bem-sucedido de transformação operacional e financeira será essencial para melhorar os indicadores de qualidade, perdas, inadimplência e também o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras”.

As regras previam que vencesse o leilão quem ofertasse o maior desconto de tarifa, em cima de um reajuste concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse desconto é conhecido como deságio, que na venda da Eletroacre foi de 31%.

Um grupo formado por Oliveira Energia e ATEM ficou com a Boa Vista Energia, empresa da estatal responsável pelo fornecimento em Roraima.Em julho, o governo vendeu a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) para a Equatorial Energia.

Segundo o BNDES, a venda das três distribuidoras abre um novo ciclo de investimentos nos três estados. Estima-se que nos próximos cinco anos sejam investidos R$ 1,5 bilhões.

Ao todo, as distribuidoras abrangem uma área de 2,4 milhões de quilômetros quadrados, correspondente a 29% do território nacional, onde vivem 13 milhões de pessoas.Pelo cronograma, após o leilão, o novo contrato de concessão deverá ser assinado entre os dias 31 de outubro e 5 de dezembro.

 

Sair da versão mobile